Publicidade
Anuncie

Autores de três estudos técnicos de alto nível recebem o Prêmio Abrafati

17/12/2020 - 11:12

Na cerimônia virtual de entrega, foi destacada a necessidade de impulsionar a inovação e a pesquisa

No último dia 15/12 foi entregue o Prêmio Abrafati de Ciência em Tintas. Os três trabalhos vencedores foram escolhidos por uma Comissão Julgadora formada por especialistas do setor, com base na sua relevância e originalidade.

A cerimônia de entrega, realizada virtualmente, contou com a participação de grande parte do Conselho Diretivo e do Conselho Técnico-Científico da Abrafati, reafirmando o valor da pesquisa e da inovação para o setor, assim como a prioridade dada a esses temas pela Associação.

O primeiro lugar foi conquistado por Leandra Pereira dos Santos e Fernando Galembeck, da Galembetech Consultores e Tecnologia, com o trabalho “Grafite esfoliado e reorganizado: um novo retardante de chama”. Galembeck, que já havia vencido em 1994, destacou o significado do prêmio para sua carreira. Já Leandra, que foi sua orientanda no doutorado, ressaltou o incentivo que representa aos jovens pesquisadores.

O 2º lugar foi conquistado por pesquisadores ligados à Universidade Federal de Viçosa: Alana Alves Rodrigues, como autora, e o prof. dr. Márcio José da Silva, como orientador. Ambos já haviam sido premiados anteriormente, revelando a consistência e a constância das pesquisas relacionadas às tintas que são desenvolvidas nessa instituição. Desta vez, o trabalho reconhecido foi “Síntese one-pot de furoatos de alquila a partir de biomassa renovável para produção de agentes anti-incrustantes para tintas marítimas”.

Já a 3ª colocação foi obtida por Silvia Rosane S. Rodrigues e seu orientador prof. dr. João Henrique Zimnoch dos Santos (também já premiado em outra edição), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o trabalho “Inibidor de corrosão metálica, ambientalmente correto, à base de tanino, como potencial aditivo para tintas”.

Esta foi a vigésima-primeira edição do prêmio, promovido desde 1987 com um histórico muito positivo de contribuição para o desenvolvimento tecnológico na cadeia de tintas. As lideranças do setor presentes à cerimônia salientaram que os estudos apresentados ao longo dos anos estão alinhados às demandas do mercado e da sociedade, concentrando-se especialmente na busca de avanços relacionados à sustentabilidade e à melhoria das propriedades das tintas. Reafirmaram, também, a importância da integração entre academia e indústria, que resulta em inovações e aprimoramentos úteis para a indústria.

  Mais notícias