Publicidade
Anuncie

Evonik apresenta agente fosqueante para tinta em pó e sílica fosqueante

20/01/2021 - 13:01

A Evonik lançou um agente fosqueante para tinta em pó que utiliza a tecnologia Spherilex, o Spherilex DP-0115, uma sílica precipitada patenteada. O novo produto, que faz parte da linha de negócios Coating Additives, mostrou-se eficaz como agente fosqueante, conferindo efeito fosco eficiente, uniforme, consistente e para efeito final mais previsível em tintas em pó.

A novidade da Evonik também melhora a dureza e a flexibilidade do filme final. O efeito fosqueante não depende da temperatura da cura e funciona em todas as químicas ou formulações. As principais aplicações estão nas formulações de poliésteres superduráveis e acrílicos transparentes para uso na indústria em geral, no segmento automotivo e arquitetônico que utilizam a tecnologia do pó.

O Spherilex DP-0115 foi desenvolvido em um processo patenteado para minimizar porosidade e maximizar esfericidade de partícula, permitindo utilizar uma carga maior deste aditivo fosqueante na formulação sem afetar o fluxo de material fundido durante a cura. O resultado é um aspecto superior de qualidade de superfície consistente e uniforme.

O novo agente fosqueante se incorpora facilmente à pré-mistura de matérias-primas e é dispersado de maneira uniforme através de extrusora, resultando em uma distribuição uniforme na formulação do pó final. Devido à sua baixa absorção de óleo e formato de partícula, o produto pode melhorar a dureza em geral do filme sem afetar sua flexibilidade. E, por fim, pode ser adicionado numa etapa posterior quando o objetivo é reduzir o nível de brilho de uma tinta em pó de alto Brilho. Spherilex DP-0115 integra a linha de produtos Spherilex de sílica precipitada.

EXP 8018-1: nova sílica fosqueante de tamanho de partícula reduzido melhora formulação em futuros projetos de revestimento

A Evonik lança o EXP 8018-1, mais um produto da linha Acematt, que compõe o portfólio de negócios Coating Additives. O novo agente fosqueante de sílica precipitada tratado com cera foi desenvolvido especialmente para aplicações em que se pretende obter uma superfície com sensação ao toque superfino combinada com alta transparência.

As principais áreas de aplicação incluem revestimentos de alta performance base água e base solvente para aplicações em madeira e plásticos. A natureza multifuncional do EXP 8018-1 permite o seu uso em sistemas de revestimento variados. O produto é adequado tanto para formulações com pigmentos ou não pigmentadas.

Desenvolvido para proporcionar estabilidade antissedimentante em vernizes, o EXP 8018-1, mais fino, tratado com cera, também contribui para manter o aspecto de alta qualidade das superfícies.

O produto apresenta ótimo comportamento de dispersão e um valor de corte de grindômetro extremamente fino. Em razão de sua fácil dispersibilidade, os clientes não necessitam de nenhum outro equipamento de alto cisalhamento para incorporar o agente fosqueante à formulação. A sílica deve ser misturada usando energia de baixo cisalhamento ao final do processo de fabricação, o que pode ser feito com um agitador ou dispermatt de laboratório. Em consequência, é possível usar esse produto como adição final (pós-adição) para ajustar o nível de brilho. O EXP 8018-1 integra a linha de agentes fosqueantes à base de sílica Acematt.

  Mais notícias