Publicidade
Anuncie

Dow é reconhecida em prêmio que valoriza práticas ESG entre fornecedores da Whirlpool

19/03/2021 - 12:03

O contrato de Compra de Energia da Dow com a Atlas Renewable Energy para o consumo de energia solar para a unidade de Aratu, na Bahia, foi o vencedor do Whirlpool Supplier Awards 2020. Promovida anualmente, a iniciativa reconhece as principais entregas de seus fornecedores considerando diferentes requisitos técnicos. Nessa edição, o prêmio ganhou uma importante atualização, transformando-se em prêmio ESG (Environment, Social and Governance), destacando as empresas que tiveram excelente desempenho em critérios de gerenciamento de fornecedores, situação financeira, conformidade social e ambiental, risco para a qualidade, sistema logístico e índice de dependência.

No último ano, a Dow ampliou sua participação no uso de fontes renováveis de energia em suas operações. O projeto vencedor da Dow na premiação focou especificamente na contratação de energia solar, em uma parceria fechada com a Atlas Renewable Energy. O contrato de Compra de Energia, firmado entre a Dow e a Atlas, e com duração inicial de 15 anos, representará um aumento de energia renovável consumida pela fábrica de Aratu, na Bahia. A unidade já utiliza 75% de sua demanda vinda de fontes renováveis (hidrelétrica, biomassa e gás natural) e o contrato firmado com a Atlas contribui para a meta global da Dow em atender 750 MW de sua demanda de energia por meio de fontes renováveis, até 2025. O novo parque de energia solar Jacaranda será construído em Juazeiro, município baiano, e deverá ter capacidade instalada de 187 megawatts-pico (MWp). Além disso, o parque será equipado com mais de 450 mil módulos, com potência suficiente para atender a uma cidade de 750 mil habitantes.

O contrato proporcionará maior competitividade à fábrica da Dow em Aratu, reforçando o posicionamento da unidade fabril na produção de soluções para o negócio de Poliuretanos com matriz mais sustentável de energia renovável. Neste mesmo complexo industrial são desenvolvidas tecnologias de Poliuretano para a produção de produtos que atendem diversos mercados e clientes, dentre os quais a Whirlpool, líder no mercado latino-americano de eletrodomésticos reconhecida por seus produtos inovadores e pelo seu compromisso com a sustentabilidade. As soluções fornecidas pela Dow atendem os refrigeradores das marcas Brastemp e Consul comercializados no Brasil e são responsáveis pela promoção de eficiência energética e longa durabilidade dos produtos.

“A premiação é um passo importante em nosso compromisso pela neutralidade em carbono em nossa operações e fomento à economia circular e potencializa nosso esforço como diferencial competitivo, cada vez mais valorizado por clientes”, afirma Matias Campodonico, Diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade para a América Latina da Dow.

Meio ambiente e desenvolvimento

A unidade industrial da Dow em Aratu já possui 70% do consumo de energia renovável (hidrelétrica, biomassa e gás natural) e o contrato firmado com a Atlas contribui para a meta global de atender 750 MW de sua demanda de energia por meio de fontes renováveis, até 2025.

No conjunto de metas globais, a companhia se comprometeu em reduzir emissões em 15% até 2030 (versus 2020) e se tornar carbono neutro em 2050.  A nova planta solar Jacaranda que abastecerá a unidade em Aratu deverá evitar a emissão de cerca de 35.000 toneladas de emissões de CO2 por ano com base no GHG (Greenhouse Gases Protocol). Essa quantidade de emissão de CO2 evitada pode ser comparada à retirada de 36,8 mil veículos das ruas de São Paulo.

Outro destaque do projeto é o compromisso da Atlas em gerar empregos e desenvolvimento, além de iniciativas de capacitação para aumentar a participação de mulheres na força de trabalho.

Metas de Sustentabilidade da Dow:

•          Proteger o Clima: até 2030, a Dow reduzirá suas emissões anuais líquidas de carbono em cinco (5) milhões de toneladas, ou 15% em relação a 2020. Além disso, a Dow pretende ser neutra em emissões de carbono até 2050, alinhada ao Acordo de Paris. A companhia está comprometida a implementar e avançar em tecnologias para fabricação de produtos que utilizem menos recursos e que ajudem os clientes a reduzirem suas pegadas de carbono.

•          Eliminar os resíduos: até 2030, a Dow ajudará a reduzir a emissão de resíduos por meio da coleta, reutilização e/ou reciclagem de 1 milhão de toneladas métricas de plástico, por meio de suas ações e parcerias. A companhia está investindo e colaborando no desenvolvimento de tecnologias e infraestruturas importantes que aumentem significativamente a reciclagem global.

•          Fechar o Ciclo: até 2035, a Dow ajudará a impulsionar uma economia circular do plástico por meio da adoção de embalagens que sejam reutilizáveis ou recicláveis para a comercialização de 100% de seus produtos. A companhia também está comprometida em redesenhar e oferecer soluções reutilizáveis ou recicláveis para aplicações de embalagens.

  Mais notícias