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Evonik atravessa bem a pandemia e retoma trajetória de crescimento

19/03/2021 - 13:03

A Evonik atingiu as metas financeiras que havia estabelecido em maio de 2020. A produção e a logística foram asseguradas no mundo inteiro e todas as medidas de proteção dos colaboradores foram implementadas de maneira consistente. Em 2021, está retomando a sua trajetória de crescimento

“Passamos no teste de resistência da pandemia”, disse Christian Kullmann, presidente da diretoria executiva da empresa. “Superamos a crise com sucesso e cumprimos o que prometemos”.

No segundo trimestre de 2020, a Evonik foi uma das poucas empresas a oferecer uma perspectiva para o ano inteiro. Com EBITDA de 1,91 bilhão de euros e vendas de 12,2 bilhões de euros, a meta foi plenamente atingida. O EBITDA ajustado recuou 11% na comparação com o ano anterior, enquanto as receitas das três divisões de crescimento Specialty Additives, Nutrition & Care e Smart Materials caíram somente 3%. Essas três divisões atualmente respondem por cerca de 95% das receitas das atividades operacionais. No ano anterior, a Evonik registrou um EBITDA ajustado de 2,15 bilhões de euros e vendas de 13,1 bilhões de euros. 

“Na crise, a nossa transformação em direção às especialidades químicas se mostrou acertada”, disse Kullmann. “Estamos no meio desse processo de transformação, que continuaremos impulsionando e que vai gerar um novo crescimento em 2021 e além”. 

Os projetos de crescimento incluem a ampliação da produção de lipídios especiais, que são essenciais para vacinas contra a Covid-19 baseadas em mRNA. Além da produção nos Estados Unidos e no Canadá, a Evonik também está ampliando as suas unidades produtivas nos parques químicos de Hanau e Dossenheim, na Alemanha, que devem produzir lipídeos em quantidades comerciais já na segunda metade de 2021. O novo complexo de produção da Evonik para poliamida 12, usada em mercados de crescimento como a impressão 3D, também ficará pronto este ano, conforme planejado. 

Cerca de 35% das vendas da Evonik são geradas atualmente em produtos que, comparados aos da concorrência, oferecem benefícios de sustentabilidade superiores aos clientes. No campo das tecnologias futuras, as chamadas Soluções de Próxima Geração são necessitadas com urgência. A Evonik continuará aumentando a proporção das vendas decorrente desses produtos nos próximos anos. 

Para 2021, a Evonik estima que o EBITDA ajustado suba para 2,0-2,3 bilhões de euros. A expectativa em relação às vendas se situa entre 12-14 bilhões de euros e a taxa de conversão de caixa em torno de 40%. No primeiro trimestre deste ano, a empresa espera um EBITDA ajustado de, no mínimo, 550 milhões de euros.

No ano passado, a Evonik aumentou o seu fluxo de caixa livre para 780 milhões de euros e a taxa de conversão de caixa para mais de 40%. “Aumentamos a nossa previsão de fluxo da caixa livre duas vezes durante o ano e acabamos até mesmo excedendo a última previsão”, disse Ute Wolf, CFO da Evonik. “Nossa perspectiva aponta para uma direção clara: esperamos um crescimento nas receitas, uma taxa de conversão de caixa persistentemente alta e, em razão disso, um aumento no fluxo de caixa livre em 2021.

A receita líquida do ano de 2020 recuou para 465 milhões de euros. Em 2019, o valor era de 2,1 bilhões de euros, número que incluía os recursos da venda do negócio de metacrilatos.

A Evonik acredita em continuidade no que tange aos dividendos.  Na reunião anual de acionistas a ser realizada em 2 de junho de 2021, a diretoria executiva e o conselho de administração vão propor um dividendo de 1,15 euro por ação. Com base no preço de fechamento das ações no final de 2020, isso representa um rendimento de dividendos de 4,3%.

Resultados das divisões

Specialty Additives: As vendas da divisão caíram 5% para 3,23 bilhões de euros em 2020. A demanda por aditivos nas indústrias automotiva e de revestimentos recuou significativamente no início em razão da conjuntura econômica, mas mostrou uma recuperação clara no final do ano. Em contrapartida, os aditivos para produtos empregados na indústria da construção e em energias renováveis vivenciaram uma demanda robusta durante o ano inteiro. A demanda por bens duráveis também se recuperou após um declínio no começo do ano. Os aditivos para espumas de poliuretano, usados, por exemplo, em colchões ou refrigeradores, beneficiaram-se dessa recuperação. O EBITDA ajustado recuou 3% para 857 milhões de euros.

Nutrition & Care: As vendas da divisão Nutrition & Care subiram 2% para 2,99 bilhões de euros em 2020. Na linha de negócios Animal Nutrition, os aminoácidos essenciais geraram vendas superiores às do ano anterior. Na área de metionina, os volumes de venda aumentaram com a elevação da demanda mundial. No geral, os preços de venda se mantiveram estáveis no segundo semestre do ano. A demanda por produtos das indústrias de saúde e cuidados também foi satisfatória. Especialmente os ingredientes ativos para aplicações cosméticas e os polímeros farmacêuticos, apresentaram um desenvolvimento positivo. O EBITDA ajustado subiu 21% para 560 milhões de euros, principalmente em razão de melhores preços de venda e de uma gestão de custos bem-sucedida.

Smart Materials: As vendas da divisão caíram 4% para 3,24 bilhões de euros em 2020. Os negócios foram particularmente afetados pela retração econômica global no segundo e terceiro trimestres, mas conseguiram retornar ao nível do ano anterior no quarto trimestre. De maneira geral, no entanto, essa situação ocasionou uma redução perceptível nos volumes. Na área de polímeros, esse foi particularmente o caso dos plásticos de alta performance para o setor automotivo, mas o mesmo também se aplica aos materiais inorgânicos para sílica, usados na indústria de pneus.

A demanda foi significativamente mais robusta na área de produtos de higiene e cuidados, como também no setor de aplicações ambientais. A forte contribuição da PeroxyChem para as receitas, que foi incluída pela primeira vez, surtiu efeito positivo. O EBITDA ajustado recuou 19% para 529 milhões de euros. 

Performance Materials: A receita da divisão caiu 25% para 1,98 bilhão de euros em 2020. As vendas dos produtos do C4-Verbund recuaram em decorrência da retração na demanda, especialmente nas indústrias automotiva e de combustíveis. Nos negócios com superabsorventes, a utilização da capacidade em elevação, mas ainda abaixo da média, na indústria exerceu impacto negativo. O EBITDA ajustado recuou 65% para 88 milhões de euros.

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