Publicidade
Anuncie

BASF adere à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial

09/04/2021 - 08:04

No mês em que se comemora o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a BASF anuncia sua adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial. A empresa química, que comemora 110 anos no Brasil, reforça o seu compromisso com a equidade racial, um dos focos da sua estratégia de inclusão na qual investe fortemente. Assim como essa iniciativa, que reúne diversas empresas e entidades, a data foi instituída como um marco na importante na luta antirracista.

Esse compromisso público reforça que a BASF se empenha para promover a igualdade de oportunidades, ambiente respeitável, desenvolvimento profissional e econômico, dentre outras atividades. Ao aderir à iniciativa, a BASF se engaja em sensibilizar, educar para o respeito e viabiliza a promoção da diversidade racial internamente.

Além disso, em linha com as ações afirmativas e atividades promovidas pela BASF, dentro e fora da empresa, ela lança a campanha "Racismo a gente enfrenta com educação e atitude!". O objetivo é trazer o tema para discussão ao levar informações para os seus colaboradores e parceiros sobre a importância de ser um aliado na luta antirracista e da valorização e promoção da diversidade.

Diversidade e Inclusão na BASF

Valorizar a Diversidade e promover a inclusão fazem parte da estratégia da BASF na sua relação com clientes, fornecedores, colaboradores e outros públicos de relacionamento. A empresa acredita que, além da coisa a certa a fazer, valorizar a diversidade e promover a inclusão contribui para a pluralidade de ideias e experiências, fazendo com que sejamos mais criativos, inovadores e mais humanos. E isso gera valor para a BASF e para a sociedade.

A BASF conta com grupos de afinidade que atuam nos temas prioritários definidos pela companhia: equidade racial, diversidade sexual, equidade de gênero e inclusão de pessoas com deficiência. O BIG (Black Inclusion Group) foi criado em 2017 para promover a conscientização da diversidade étnico-racial. Dentre as principais iniciativas fomentadas estão: pesquisas, desenvolvimento de projetos, engajamento de pessoas, comunicação, realização de eventos, compartilhamento de boas práticas e contribuição para o aprimoramento dos resultados das iniciativas.

Ainda com apoio do BIG e em parceria com a Zumbi dos Palmares, a BASF criou o Programa de Estágio Todo Talento, voltado à atração de candidatos com características diversas e à realização de ações afirmativas para grupos minorizados, como negros, pessoas com deficiência e pessoas trans. Além da programação padrão de estágio da BASF, os candidatos de grupos minorizados selecionados e de qualquer faculdade recebem mentoria e curso de Inglês. Nos dois últimos anos, 22 alunos foram beneficiados pelo programa.

Além disso, a BASF investe na capacitação e formação das lideranças para ampliar o conhecimento sobre as questões raciais e, assim, fortalecer uma cultura inclusiva. Desde 2018, o treinamento de vieses inconscientes se tornou obrigatório para todos os gestores da empresa no Brasil, a fim de tornar o processo de seleção acolhedor e inclusivo.

A BASF também implementou o Painel Diverso em 100% dos processos seletivos. Nas entrevistas de candidatos, além do responsável pela vaga, 50% dos entrevistadores devem representar um dos recortes de diversidade. Associada a essa iniciativa, para todas as posições, a empresa busca apresentar pelo menos 50% de candidatos com recortes de diversidade.

No ano passado, a empresa lançou uma Cartilha de Diversidade e Inclusão para seus colaboradores da América do Sul. O guia promove uma conversa sobre o assunto com as equipes e incentiva que colegas de trabalho combinem ou recombinem tudo o que possa melhorar o ambiente onde convivem.

"É necessário implementar ações afirmativas para combater a desigualdade existente há tantos anos no Brasil. Estamos trabalhando para atrair mais talentos negros para BASF, mas não basta apenas incluí-los em processos seletivos, é necessário equilibrar o nível de exigência técnica, investir em formação e estabelecer uma cultura inclusiva para receber e oferecer oportunidades iguais", destaca Karina Chaves, gerente de Diversidade e Inclusão da BASF para América do Sul. "Para impulsionar essa mudança, adotamos também a meta formal de contratação de pelo menos 30% de colaboradores negros no país".

  Mais notícias