Publicidade
Anuncie

Solventex completa 58 anos e reforça suas metas para desenvolvimento em inovação e excelência

09/04/2021 - 08:04

A Solventex Tintas completa 58 anos, consolidada no setor serralheiro e reconhecida como uma das mais importantes empresas no segmento de tintas industriais. A história da companhia começou com o perfil empreendedor de seu fundador, José Olio. O executivo também fez parte da trajetória da indústria de tintas no Brasil, onde começou sua carreira profissional como aprendiz e, orgulhosamente, chegou a empresário.

José Olio contribuiu para o desenvolvimento da cidade de São Paulo, mais precisamente para a Zonal Sul, onde a fábrica está localizada. Na época em que fundou a Solventex, a região não tinha qualquer infraestrutura e o empresário foi responsável por levar empregos para as famílias locais, impulsionando o desenvolvimento industrial e comercial. O reconhecimento do pioneirismo e espírito arrojado de José Olio foi eternizado no bairro de Santo Amaro, em 2004, quando uma praça foi batizada com seu nome.

"A Solventex se sente honrada por completar 58 anos de atuação no mercado, os valores e a visão empreendedora de nossa origem estão enraizados na organização e ditam os caminhos vitoriosos pelos quais trilhamos a nossa história. Temos grandes desafios no Brasil, em especial, nesse momento de pandemia, que resultou em uma grave crise econômica. Por outro lado, procuramos sempre analisar as oportunidades que essas situações nos trazem e conservar o empreendedorismo e otimismo. É preciso planejar, mas sempre manter a flexibilidade para acompanharmos as mudanças e atendermos as necessidades dos nossos clientes", comenta Mauricio Olio, diretor presidente da Solventex.

Em 2020, o setor de tintas mostrou uma grande capacidade de adaptação e resiliência. Foi um ano muito atípico, mas no segundo semestre o segmento da construção mostrou sinais de recuperação, ainda que gradativa. Para este ano, a perspectiva é que 86% das empresas mantenham investimentos em modernização tanto dos meios de produção quanto na expansão da capacidade. Com essa tendência apontada pelo mercado, a Solventex segue com investimentos na capacitação e aperfeiçoamento de suas equipes, tecnologia e digitalização de processos, além de reforçar sua capacidade produtiva com novos maquinários e sistemas industriais.

Olio reforça que o objetivo da empresa é dar continuidade às ações iniciadas no ano passado, com foco na melhoria contínua para atingir novos mercados, estreitando ainda mais as parcerias e a comunicação com o consumidor. "Temos uma preocupação constante com a excelência, tanto em relação aos nossos produtos como no atendimento aos nossos clientes, fundamentada pelos 14 anos de certificação ISO 9001. Por um lado, buscamos contribuir com o desenvolvimento de soluções de alta performance, que ofereçam grande proteção, durabilidade e a melhor relação custo-benefício. Por outro, estamos trabalhando para otimizar nossa operação logística e tornar nossos preços ainda mais competitivos para nossos parceiros comerciais, adotando estratégias de centros de distribuição. Além disso, disponibilizamos uma consultoria com profissionais especializados, fornecendo informações e suporte, por meio de pré-venda, pós-venda e assistência técnica."

Entre outras iniciativas, a Solventex segue com os investimentos em capital humano, a partir de uma série de treinamentos de liderança e técnicos, para o aperfeiçoamento de suas equipes, assim como as ações de comunicação interna, valorizando os colaboradores e seu potencial de evolução.

Em relação aos investimentos em tecnologia e maquinário, a empresa está concluindo a implementação do ERP TOTVS Protheus, para otimizar os controles e a operação como um todo, e iniciará neste ano a implantação do sistema de gestão de compliance baseado nas normas ISO 19600 e ISO 37001. Também são constantes os investimentos na capacidade produtiva, com a aquisição de novas máquinas para fabricação de tintas, como mexedores, envasadoras, tanques e moinhos, a fim de automatizar os processos industriais, tornando-os ainda mais seguros e capazes de agregar qualidade superior aos produtos.

Ao longo de seus 58 anos, a Solventex se consolidou como uma das mais importantes empresas no setor de tintas industriais. Atualmente, a companhia conta com um catálogo com mais de 30 itens distribuídos em duas linhas - Industrial e Industrial Especial -, com soluções voltadas para os mais diversos segmentos, como indústria e manutenção de máquinas agrícolas, serralherias, usinas, estruturas metálicas, postos de combustível, esquadrias de metal, caldeirarias, contêineres, reservatórios de água potável, plataformas elevatórias e pisos de alto fluxo e tráfego.

  Mais notícias