Publicidade
Anuncie

Dow celebra o Dia Mundial da Terra e reforça seu compromisso com desenvolvimento sustentável

23/04/2021 - 08:04

Para comemorar o Dia Mundial da Terra, a Dow reforça seus projetos de sustentabilidade para as próximas décadas. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e comprometida com o alcance das próprias metas até 2050, a companhia investe em iniciativas com foco na proteção do clima e na gestão adequada de resíduos para alcançar a neutralidade em carbono e eliminar o plástico como resíduo, impulsionando a economia circular. Para isso, a Dow está acelerando seus programas por meio de parcerias estratégicas para práticas mais sustentáveis em todas as cadeias de valor em que está presente. Além de compartilhar resultados de seus projetos, a companhia desenvolve uma campanha interna com dicas para ações no dia a dia, como economia de energia, descarte para coleta seletiva, ações de voluntariado, entre outras. 

O material reforça a importância do esforço coletivo em direção ao um futuro sustentável e o conceito de “Um futuro juntos”, desenvolvido em campanha global. “Estamos reunindo governos, empresas e organizações e inspirando pessoas, dentro e fora da empresa, na busca por soluções para superar desafios compartilhados. É assim que trabalhamos na Dow, investindo em inovação e colaboração para alcançar resultados em nossos negócios e trazer benefícios para a sociedade e o planeta”, explica Matias Campodonico, Diretor de Sustentabilidade da Dow para a América Latina.

Energia renovável

A Dow está próxima da obtenção de 750 MW da demanda de energia para as operações por meio de fontes renováveis até 2025 e figura entre as maiores compradoras globais de energia renovável, segundo a Bloomberg. Em 2019, os contratos de energia renovável já somavam 539 MW. Os de obtenção de vapor renovável, 244 MW. Em 2020, a Dow firmou Contrato de Compra de Energia para consumo de energia solar na unidade de Aratu, no Brasil, e receberá energia da usina de Jacarandá, em Juazeiro, na Bahia. Aratu já possui 75% do consumo de energia renovável (hidrelétrica, biomassa e gás natural). O contrato tem validade de 15 anos e com ele a fábrica deixará de emitir cerca de 35 mil toneladas de CO2 por ano com base no GHG (Greenhouse Gases Protocol, metodologia desenvolvida pelo World Resources Institute) e está alinhado com o Inventário Global de Emissões da Dow. Essa quantidade de emissão de CO2 evitada pode ser comparada à retirada de 36,8 mil veículos por ano das ruas de São Paulo.

Logística sustentável

Na América Latina, a Dow implementou o programa “Transporte Verde” para reduzir as emissões de carbono na cadeia de suprimentos. Para isso, a companhia investiu em tecnologia de ponta para melhor acomodação e otimização do transporte de materiais químicos. No Brasil, a carga de caminhões tanque para a divisão Plásticos aumentou em 10% e reduziu o total de viagens necessárias para atender a mesma demanda de produtos/ano, com redução de 164 toneladas de CO2eq – unidade que representa todos os gases do efeito estufa – emitidas, em 2019. Outras 387 toneladas deixaram de ser emitidas pela divisão Revestimentos, no mesmo período. A Dow também aumentou os embarques ferroviários de Bahia Blanca para Buenos Aires, na Argentina, e reduziu os fretes rodoviários. O projeto deve baixar em quase 3 toneladas as emissões de CO2eq, em 2020. Também no Brasil, a companhia passou a operar com um navio a granel para enviar material da fábrica em Guarujá (SP) para a fábrica em Aratu (BA). A operação incluiu a construção de um novo tanque de armazenamento, uma plataforma de carregamento e instalação de dutos. O projeto representa uma redução de 1.396,6 toneladas de emissões de CO2eq / ano.

A Dow fomenta a participação das transportadoras em programas nacionais de logística verde, como o PLVB (Programa Logística Verde Brasil) e o Transporte Limpio (México), e mantém um rigoroso código de conduta para contratos. “Além do cumprimento de todas as leis ambientais aplicáveis, os fornecedores devem ter sistemas para garantir a gestão segura de resíduos, emissões de ar e descargas de água residuais. Priorizamos parceiros que buscam formas de minimizar o uso de recursos não renováveis para minimizar o impacto ambiental de nossas operações” explica Campodonico.

Menos plástico, mais inclusão

Para impulsionar a economia circular, a Dow investe em projetos e tecnologia para a reciclabilidade de materiais. Além da produção da primeira resina pós-consumo reciclada (PCR) 100% brasileira, em parceria com a Boomera LAR, a companhia assumiu o compromisso de desenvolver soluções para que 1 milhão de toneladas métricas de plástico sejam coletadas, reutilizadas ou recicladas por meio de ações diretas e de parcerias, até 2035. Para fornecer matéria-prima confiável e de qualidade para a produção da resina PCR, a Dow investiu no projeto inclusivo “Reciclagem que Transforma” junto a cinco cooperativas de reciclagem. Além de formalizar a gestão e incrementar processos produtivos, o programa trouxe benefícios socioeconômicos para os catadores e suas famílias. O piloto deverá ser replicado em outras localidades.

A Dow também investe no aprimoramento do portfólio de produtos para desenvolver soluções que permitam a reciclabilidade de outros materiais na cadeia de polietileno, aumentando a capacidade de reinserção do plástico na cadeia produtiva. A meta é colaborar para a eliminação de material plástico como resíduo, até 2050.

  Mais notícias