Publicidade
Anuncie

Rhodia avança em inclusão e diversidade

29/04/2021 - 10:04

Programa foi adotado globalmente em 1º de janeiro de 2021 pelo Grupo Solvay, do qual a Rhodia faz parte. Abrange licença maternidade, paternidade e de adoção, independentemente de gênero ou orientação sexual do empregado

A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, em mais um avanço em Inclusão e Diversidade, adotou a licença paternidade estendida de até 16 semanas e já contabiliza no Brasil as primeiras adesões de empregados ao benefício.

Essa licença paternidade estendida faz parte de um programa global do Grupo Solvay de licença coparental que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2021, tendo como objetivo fortalecer a equidade de gênero na companhia. O Grupo Solvay atua em 64 países e emprega diretamente 23 mil pessoas.

O benefício está disponível para os empregados coparentais (adultos responsáveis por crianças), independentemente do gênero ou orientação sexual, além de incluir os pais que adotam filhos. O coparental empregado pela Solvay recebe 100% de seu salário durante o período de licença.

Desde o início de 2021 todas as licenças passaram a ser de até 16 semanas. Representam uma melhora significativa em comparação com a política anterior, que no Brasil, por exemplo, previa 14 semanas de licença maternidade, 1 semana de licença paternidade e 1 semana para adoção, além de 15 dias adicionais para paternidade porque a empresa faz parte do programa federal Empresa Cidadã.

Bem-vindo Dom!

João Pancotto, gerente de contas da área de especialidades químicas da Rhodia, foi um dos primeiros profissionais da empresa a aderir ao benefício da licença paternidade estendida. “O período de licença que tirei foi muito precioso e importante para cuidar do meu filho e estar junto com a minha esposa”, explicou o executivo após aderir ao benefício para acompanhar a chegada do pequeno Dom Baptistella Rabechi Pancotto, primeiro filho do casal, nascido em 04 de fevereiro de 2021.

Segundo Pancotto, a iniciativa do Grupo proporcionou maior conforto e segurança para vivenciar esse momento de imensa alegria. “Como pai, esse período me ajudou muito a me adaptar em relação aos cuidados que o nascimento de um filho exige, visto que toda a rotina diária da casa passou a girar a em torno do pequeno. São adaptações que acontecem a todo instante. Sou muito grato ao Grupo Solvay por ter tido essa oportunidade”, afirmou.

Isaac vem aí!

Caíque Siqueira Piai, mecânico de manutenção industrial da unidade têxtil da empresa em Santo André, também aderiu ao benefício. Pai de segunda viagem, o profissional vem se preparando para a chegada de Isaac, que tem previsão de nascimento para o mês de junho de 2021. Para acompanhar e participar de forma integral desse momento especial, ele optou por uma licença paternidade de 60 dias.

Em 2016, durante o nascimento do primeiro filho, Samuel, Caíque ficou afastado do trabalho por cinco dias, mas o período foi muito curto para se acostumar com as adaptações necessárias para a chegada de um recém-nascido. “Naquele ano, minha esposa passou quatro dias no hospital, além de enfrentar algumas complicações de saúde quando retornamos para casa. Como eu precisei voltar ao trabalho, minha sogra nos ajudou bastante naquele período”, diz.

Agora, com a licença estendida, os preparativos para a chegada do segundo filho serão realizados com maior tranquilidade. “Esse tempo será fundamental para que eu ajude na recuperação da minha esposa, na adaptação com a chegada do meu segundo filho, no suporte com as tarefas de casa, entre outros”, afirma Caíque.

Diversidade

A nova política de licença coparental integra o portfólio de benefícios Solvay Cares, implementado pela empresa dentro das metas estabelecidas pelo programa Solvay One Planet, que envolve temas ligados à Sustentabilidade, Negócios e Pessoas na empresa.

O programa Solvay Cares fornece uma rede de segurança com um nível mínimo de cobertura de benefícios sociais de saúde, licença por invalidez, licença maternidade, licença paternidade, licença por adoção e seguro de vida. Os benefícios oferecidos pelo Solvay Cares em muitos casos ultrapassam o nível de benefícios já existentes em muitos países onde a empresa tem atuação. Esse é o caso, por exemplo, da política de licença paternidade aplicada no Brasil até o ano passado.

“Um dos nossos compromissos como líderes da empresa é desenvolver e aplicar políticas que valorizem os nossos empregados, independentemente de gênero ou orientação sexual, em todos os locais onde o Grupo está presente. Queremos colocar a empresa como referência em termos de inclusão, diversidade e de qualidade de vida. Trabalhamos para que o Grupo Solvay seja um lugar onde todos possam estar por inteiro no trabalho; onde todos devem sentir que podem ser pais dedicados e funcionários valiosos - que podem equilibrar seu trabalho e seus compromissos familiares”, diz Daniela Manique, presidente do Grupo Solvay na América Latina.

  Mais notícias