Publicidade
Anuncie

Prolata firma parceria com SindusCon-SP

17/05/2021 - 10:05

Iniciativa tem objetivo de coletar latas de aço pós consumo nos canteiros das obras, promovendo a destinação ambientalmente adequada

O Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) é o novo parceiro da associação Prolata para a destinação ambientalmente adequada de latas de aço pós consumo de construtoras. Lindenberg, Trisul e MRV estão entre as construtoras que já recorriam ao programa Prolata para descartar adequadamente as latas de aço geradas em suas obras. 

Neste primeiro momento, a iniciativa abrange obras na Grande São Paulo. A startup Rafa Resolve, parceira da Prolata que atua no mercado de resíduos da construção civil, é a responsável por coletar as latas de aço pós consumo nos canteiros das obras (como as de tinta, massa corrida etc.), encaminhando para a destinação ambientalmente adequada.

Instrumento previsto na Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa viabiliza o procedimento de coleta e a restituição de determinados resíduos sólidos do setor empresarial. Segundo Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e diretora da Prolata, o responsável por destinar as latas para o programa é a própria obra. “As embalagens e os resíduos originados em obras são geração de pessoa jurídica e a responsabilidade é exclusiva da obra. O programa Prolata oferece uma facilidade para o descarte.”

Ela explica que a construtora identifica a obra e entra em contato com a Prolata. A Rafa Resolve recolhe as embalagens de aço livres de resíduos - no caso das tintas, as latas são entregues apenas com o filme seco de tinta. Em média, cada obra gera de 300 kg a 400 kg de latas de aço pós consumo. Não há limite mínimo nem máximo para a coleta. “Após a entrega das latas, a Prolata emite um certificado de destinação ambientalmente adequada, garantindo a rastreabilidade do material e a revalorização pela indústria siderúrgica parceira do Programa”, completa Thais.

Criada em 2012 pela Abeaço, a associação Prolata tem como objetivo permitir que as latas de aço pós consumo sejam descartadas de forma correta pelos consumidores e revalorizadas em siderúrgicas, transformando-as em novas latas ou em outros itens que utilizam o aço como matéria-prima. Em todo o Brasil a Prolata tem parceria com 55 cooperativas, 22 entrepostos e duas siderúrgicas, além de 30 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

  Mais notícias