Publicidade
Anuncie

Pintura influencia diretamente na segurança industrial

21/05/2021 - 15:05

Além da utilização de cores específicas para ambientes e equipamentos, a pintura é fundamental para organização de áreas químicas e conservação das estruturas

A pintura pode ser aplicada de diferentes maneiras e com diversas finalidades, seja de forma artística, arquitetônica ou industrial, que está diretamente ligada à segurança. Além da função estética, para harmonizar o ambiente, a pintura na indústria é um importante sistema para proteção anticorrosiva, impermeabilização e demarcação de equipamentos por cores específicas, entre outras funcionalidades que garantem a proteção de colaboradores e da operação.

Significado das cores nas estruturas e equipamentos

O uso de diferentes cores na pintura industrial, previamente definidas e padronizadas, é fundamental para tornar o ambiente mais seguro, demarcar áreas de risco e auxiliar na identificação e uso de determinados equipamentos.

O vermelho, por exemplo, é utilizado para tubulações e instalações de combate a incêndio, enquanto o amarelo é indicado para "advertência", de acordo com a norma NBR 7195. Pode ser aplicado em faixas de circulação conjunta de pessoas e empilhadeiras, máquinas de transporte de cargas e corrimãos, parapeitos e rodapé de escadas, faixas no piso de entrada de elevadores e plataformas de carga, meios-fios ou diferenças de nível onde haja a necessidade de chamar atenção.

Em locais em que se deve estar alerta ou que represente perigo, como partes móveis em maquinários, a tinta indicada é a de cor laranja, podendo ser utilizada por completa ou em contraste (faixas).

Já a verde é voltada para caracterizar itens de segurança ou condição segura, e pode ser utilizada para sinalizar rota de fuga, enquanto a branca é aplicada em áreas em torno dos equipamentos de primeiros socorros e outros itens de emergência.

A cor azul é usada em sinais de ação obrigatória, como o uso de EPI. Em locais em que haja presença de radiação, a identificação é feita por meio da tinta púrpura.

Para superfícies metálicas ferrosas e não ferrosas, um dos produtos indicados pela Solventex é o Esmalte Acrílico da Linha Industrial Especial, que proporciona secagem rápida, alta aderência e durabilidade, com grande resistência ao intemperismo. A linha possui uma ampla gama de opções, incluindo cores normalizadas que atendem a todas as necessidades da indústria para identificação de estruturas e equipamentos.

Organização em ambientes químicos

A segurança no ambiente industrial também está relacionada à organização, por isso é extremamente importante identificar a presença dos diferentes tipos de fluidos e soluções armazenadas ou em uso. Assim, a aplicação de tintas em cores específicas contribui nesse processo.

Tanques de armazenamento, vasos de pressão, tubulações, reatores e permutadores de calor, por exemplo, são identificados pela cor alumínio. Já os tanques de armazenamento de petróleo e derivados leves, devem ser pintados na cor marrom. Em azul, são identificadas as tubulações de ar comprimido e, em cinza escuro, os eletrodutos.

Para as tubulações de água, a cor verde é definida como padrão, exceto para água ou outras substâncias destinadas a combater incêndios, que são identificadas com a cor vermelha. Os combustíveis de alta viscosidade, como óleos, são identificados pela cor preta. Esse tipo de estrutura necessita de tintas com alta resistência físico-química e a intempéries, como o Esmalte PU Acrílico, que oferece excelente durabilidade.

Diferentes tipos de tintas para diferentes tipos de ambientes

Vale destacar que, dependendo do ambiente em que serão aplicadas as tintas, existem soluções com características específicas. Áreas de alto impacto, de grande circulação e de alta agressividade físico-química exigem tintas de alta performance. Para acabamento e manutenção de centros cirúrgicos e banheiros, por exemplo, o Esmalte Epóxi Poliamida da Solventex é atóxico e inibe a proliferação de bactérias no ambiente. Outra aplicação indicada para esse produto é a pintura de tanques e estruturas industriais do setor petroquímico e ambientes marítimos, por apresentar alta resistência ao intemperismo.

Para áreas de grande circulação de pessoas e cargas, como as instalações industriais e comerciais, a Tinta Epóxi para Piso Alta Espessura da Solventex é disponibilizada em diversas cores e possui alta resistência mecânica e química, garantindo ampla durabilidade.

Reservatórios de água potável e tubulações precisam de tintas que protejam o substrato da corrosão e, ao mesmo tempo, sejam atóxicas e não contaminem o líquido armazenado. Nesse sentido, a Tinta Epóxi Potabilidade da Solventex destaca-se por sua dupla função, primer e acabamento, oferecendo proteção anticorrosiva por barreira de alta resistência. O produto foi desenvolvido em conformidade com a portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde, atestada por laudo do Laboratório Falcão Bauer.

  Mais notícias