Publicidade
Anuncie

LANXESS vai adquirir negócio de controle microbiano da IFF

31/08/2021 - 07:08

A Lanxess está dando mais um grande passo rumo ao seu crescimento: a empresa de especialidades químicas pretende assumir o negócio de controle microbiano do grupo norte-americano International Flavors & Fragrances Inc. (IFF). Ambas as empresas assinaram um acordo em 23 de agosto de 2021. A IFF Microbial Control é um dos principais fornecedores de ingredientes ativos antimicrobianos e formulações para proteção de materiais, conservantes e desinfetantes. Os produtos são usados em uma ampla gama de aplicações, particularmente em produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica, tratamento de água industrial, bem como tintas e revestimentos.

A transação ainda está sujeita à aprovação das autoridades antitruste competentes. Além disso, o negócio de controle microbiano deve primeiro ser separado (cindido) do Grupo IFF. A Lanxess, portanto, espera que a transação seja concluída no segundo trimestre de 2022.

O negócio de controle microbiano da IFF representa vendas de cerca de 450 milhões de dólares* e EBITDA de aproximadamente 100 milhões de dólares. Quatro anos após o fechamento da transação, a Lanxess espera que as sinergias adicionem aproximadamente 35 milhões de dólares (EUR 30 milhões**) ao seu EBITDA. Espera-se, ainda, que a aquisição traga lucro por ação acumulativa já no primeiro ano fiscal após o fechamento.

"Em 2021, todos os sinais apontam para crescimento. A aquisição da IFF Microbial Control já é a quarta este ano e a segunda maior da história da Lanxess. O negócio se encaixa perfeitamente em nossa direção estratégica - especialidades químicas com margens atraentes, aplicações em uma ampla gama de indústrias e com um posicionamento global. Isso tornará a Lanxess uma das maiores fornecedoras mundiais de produtos para controle microbiano. Ao mesmo tempo, estamos aprimorando o Consumer Protection para nos tornar o segmento mais forte do Grupo e, mais uma vez, dando à Lanxess um passo decisivo em termos de lucratividade e estabilidade", disse Matthias Zachert, presidente da diretoria global da Lanxess AG.

A Lanxess pagará cerca de 1,3 bilhão de dólares (EUR 1,1 bilhão) pela aquisição. "Levando em consideração as sinergias que buscamos, atingimos um preço de compra atraente de 9,6 vezes o EBITDA", disse o CFO da Lanxess, Michael Pontzen. O Grupo vai financiar o preço de compra com capital de terceiros e garantiu respectivo financiamento para esta finalidade. "Vamos substituir o financiamento-ponte acordado com nossos bancos nos próximos meses, colocando títulos corporativos no mercado de capitais. Ao fazer isso, manteremos nossa sólida classificação de investimento, que é de grande importância para nós", complementa Pontzen.

Complemento perfeito para o negócio Material Protection Products (MPP)

A IFF Microbial Control emprega cerca de 270 pessoas e opera duas instalações de produção nos Estados Unidos - em St. Charles, Louisiana, e outra em Institute, West Virginia. A empresa também mantém uma grande rede de parceiros com fabricantes e formuladores de ingredientes ativos. Após a conclusão da aquisição, o negócio será integrado à unidade de negócios de Material Protection Products (MPP) da Lanxess.

"Graças às aquisições nos últimos anos, já estamos bem posicionados como provedor de soluções de controle microbiano. Com esse novo negócio da IFF, agora podemos expandir nosso portfólio de ingredientes ativos, o que nos permite oferecer aos nossos clientes soluções extra, orientadas para a aplicação, além de fortalecer nossa cadeia de valor", disse Michael Schäfer, chefe da unidade de negócios Material Protection Products. "O negócio também nos dá acesso a novas tecnologias e aprimora nossa posição regulatória por meio de registros adicionais."

IFF Microbial Control oferece um portfólio abrangente de soluções inovadoras e sustentáveis. Os produtos visam prolongar a vida útil e garantir a funcionalidade dos produtos finais, por exemplo, em tintas e revestimentos, produtos de higiene pessoal, detergentes e limpeza doméstica. Eles também preservam a água em aplicações industriais. As soluções de higiene da IFF Microbial Control também são utilizados na indústria têxtil, garantindo que esses permaneçam livres de germes por mais tempo.

Com suas recentes aquisições, a Lanxess criou oportunidades atraentes de crescimento e agora está priorizando sua alocação de capital. Neste contexto, o programa de recompra de ações, atualmente suspenso, não terá continuidade. As cerca de 1,1 milhão de ações já adquiridas serão canceladas.

  Mais notícias