Publicidade
Anuncie

Desempenho do setor químico e perspectivas serão destaques no ENAIQ

02/12/2021 - 09:12

O 26º Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ) será realizado nesta sexta-feira, dia 03 de dezembro, no formato online e com transmissão pela internet no canal da Abiquim, no YouTube. Gratuito e aberto ao público em geral, o evento também contará com o anúncio dos vencedores do 20º Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, que reconhece projetos de inovação tecnológica na área química.

João Parolin, presidente do Conselho Diretor da Abiquim fará a abertura do encontro, que também contará com a participação do Deputado Federal Afonso Motta (PDT/RS), presidente da Frente Parlamentar da Química, e do Almirante Flávio Rocha, Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

No primeiro painel, Ciro Marino, presidente-executivo da Abiquim apresentará o desempenho do setor químico brasileiro em 2021. Logo depois, Paulo Gala, economista, FEA-USP/FGV relacionará os desafios pelos quais a indústria química brasileira tem enfrentado no mercado químico global com tantas assimetrias, sobretudo nas questões relativas à competitividade.

Na programação, Andrew Walberer, sócio da consultoria Kearney, EUA, abordará as macrotendências da economia global e a indústria química; e o painelista internacional Professor Dr. James Clark, Universidade de York apresentará o tema ‘Gerando Riqueza com a Química Verde’.

No último painel, Ciro Marino conduzirá a mesa redonda que trará à luz as contribuições da indústria química para um desenvolvimento sustentável, além do seu papel como solução para outros setores e contribuição na mitigação de gases de efeito estufa. Participarão deste debate: Elias Lacerda, coordenador do Comitê para o Desenvolvimento Sustentável da Abiquim, presidente da Evonik para América do Sul e Central; Mariana Maraccini, coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Mudanças Climáticas, Diretora de Estratégia e Transformação de Product Supply da Bayer para a América Latina e Rodolfo Viana, coordenador do GT Economia Circular, Gerente de Sustentabilidade da BASF para América do Sul.

O 26º Enaiq tem como patrocinadores as empresas Ambipar, Arxada, BASF, Birla Carbon, Braskem, Cabot, Ceslog, Clariant, Croda, Deten, Dow, Elekeiroz, Evonik, Indorama, Innova, Kearney, Nitro, Oxiteno, Petrom, Rhodia Solvay, Sabic, Unigel e Unipar.

  Mais notícias