Publicidade
Anuncie

Dürr inova o sistema de pinturas com novo pulverizador

21/03/2022 - 10:03

A mais nova geração do pulverizador da Dürr pode contribuir para melhorar muito a eficácia geral dos equipamentos (OEE) da linha de pintura. O EcoBell4 executa mudanças de cor com maior rapidez do que qualquer outro pulverizador rotativo de alta velocidade, reduz o consumo de tinta, solvente e também as emissões de COV e inclui tecnologia RFID para manutenção preditiva. Pela primeira vez, a Dürr oferece duas variações na mesma geração de pulverizador: a versão básica, para aplicações-padrão, e a versão Pro, para processos especiais como 4x1C ou 3x2C.

A versão Pro do EcoBell4, com a nova tecnologia de quatro agulhas principais, é a referência em eficiência e consumo de recursos: O sistema patenteado demanda apenas quatro segundos por mudança de cor para tintas de alto consumo. As mudanças de cor mais rápidas atenuam positivamente as perdas de tinta e de solvente, que são menores do que as de qualquer outro pulverizador no mercado. A redução no desperdício não só diminui os custos operacionais, mas também é melhor para o meio ambiente, com menos geração de COV.

Uso universal para todas as tarefas de pintura

O EcoBell4 Pro pode ser usado para pintura interna e externa, com todos os materiais de pintura. O portfólio inclui pulverizadores tanto para tintas à base de água como para à base de solvente. O EcoBell4 Pro pode atender a demandas de pintura novas e já existentes, de pintura 4x1C para a camada de base a soluções 3x2C para verniz e todas as combinações intermediárias.

A combinação perfeita: EcoBell4 e EcoProBooth

A melhor forma de demonstrar a flexibilidade e a universalidade do EcoBell4 Pro é em combinação com o novo EcoProBooth. Com seu design inteligente de cabine de pintura, o EcoProBooth combina todas as tarefas de pintura em um único box, incluindo o novo e inovador pulverizador EcoBell4 Pro Ux. O mesmo disco do sino/anel de ar de moldagem e o mesmo sistema de carregamento externo cuidam de toda a pintura interna, externa e metálica (processo sino-sino). O pulverizador aplica igualmente jatos de pulverização estreitos dentro da carroceria e jatos de pulverização amplos na parte externa com a alta eficiência já esperada da Dürr. Outra inovação são os sistemas intercambiáveis de carregamento externo, patenteados, que se combinam individualmente dentro na série Pro. Os anéis de eletrodo sujos são simplesmente descartados e substituídos por anéis limpos em um dos quatro compartimentos de serviço do EcoProBooth, sem interromper o sistema para a limpeza.

Prevenção de falhas com tecnologia RFID

No disco do sino, no anel de ar de moldagem, na turbina ou no pulverizador: a Dürr adiciona tecnologia RFID para aprimorar os processos diretamente na cabine de pintura e na manutenção. RFID (identificação por radiofrequência) é uma troca de dados sem fio entre um transponder e um dispositivo de gravação ou leitura. Como os transponders da Dürr podem ler e gravar dados operacionais, os componentes podem armazenar dados diretamente e acompanhar o desgaste. Essa tecnologia fornece aos operadores informações confiáveis sobre a condição atual, permitindo que eles aproveitem ao máximo a vida útil dos componentes e planejem os momentos de manutenção. Porém, não são exibidas apenas as peças necessárias para a manutenção. A visualização das etapas de trabalho necessárias ocorre em uma estação de manutenção com conexão RFID em vídeos de montagem usando sequências definidas. As fontes típicas de erro, como a atribuição incorreta de discos do sino ou anéis de ar de moldagem após uma pausa para limpeza, também podem ser eliminadas graças ao RFID. O sistema detecta o componente incompatível ao ler os dados e avisa o operador por meio de uma janela pop-up antes mesmo do início do processo de pintura. Esse feedback aumenta a disponibilidade do sistema e melhora a taxa de sucesso na primeira execução.

Todos os pulverizadores EcoBell4 são equipados com tecnologia RFID. Além disso, a Dürr aprimorou o sistema de carregamento externo para torná-lo ainda mais eficiente. Outros recursos novos incluem um sistema robusto de aquisição de velocidade de rotação, projetado para facilitar a manutenção, um sensor de vibração integrado ao robô, que detecta desequilíbrios no disco do sino e na turbina antes que causem danos, e um armazenamento protetor com conceito de conexão patenteado. Ele reduz a sujidade para possibilitar pelo menos quatro horas de pintura sem necessidade de intervalos para limpar o atomizador.

  Mais notícias