Publicidade
Tronox

Novidade na produção nacional: BASF lança linha nacional de dispersões para tintas anticorrosivas industriais

04/05/2022 - 15:05

O mercado nacional de tintas industriais acaba de ganhar um reforço para suas produções. A BASF, que tem a inovação como pilar estratégico e que está sempre atenta às necessidades dos clientes, é a primeira a desenvolver e produzir localmente, na planta de Guaratinguetá, duas linhas de dispersões para tintas anticorrosivas base água para aplicação industrial; a Acronal PRO 1763 e a Joncryl  PRO 1531. Essas duas soluções complementam o portfólio nacional como alternativas às tecnologias à base de solventes, oferecem menos riscos ao meio ambiente e à saúde, apresentam o mesmo desempenho que as soluções importadas e ajudam a impulsionar a competitividade na comercialização interna.

“É muito importante que a indústria química esteja atenta às necessidades de inovação para otimizar e viabilizar as produções nacionais. Neste caso, por exemplo, conseguimos desenvolver soluções que vão impulsionar a competitividade dos produtores nacionais, resolvendo dores como redução de custos, viabilizando economicamente a produção de tecnologias base água para esse mercado de tinta industrial”, explica Luiza Goulart, consultora técnica para Dispersões e Aditivos para a BASF América do Sul.

As duas novas dispersões apresentaram alta performance diante às ações extremas simuladas em testes laboratoriais segundo à norma americana ASTM D 610 para avaliação de proteção a corrosão. A Joncryl PRO 1531 demonstrou resistência salt spray de 480h, sendo sugerida para alta proteção anticorrosiva, e a Acronal PRO 1763, de 240h, ideal para exigências de média proteção, mas ambas indicadas para cobertura de superfícies metálicas, expostas ao ambiente suscetíveis à corrosão. 

Complexo Químico em Guaratinguetá

O Complexo Químico em Guaratinguetá, SP, é a primeira fábrica da BASF no Brasil, fundada em 1959, e a maior unidade da empresa na América do Sul, com produtos que têm mais de 1.500 aplicações no mercado, como produtos de proteção de cultivos, metilato de sódio, matérias-primas para adesivos, resinas, tintas, detergentes, cosméticos, soluções para o mercado automotivo, entre outros.

A unidade também tem iniciativas ambientais com o objetivo de reduzir o consumo de água e a produção de resíduos, como o Programa de Incentivo ao Produtor de Água, quem em 10 anos, restaurou 78 hectares de floresta, realizou a manutenção de outros 143 hectares de florestas existentes e conservou 86 hectares de solo por meio ações para diminuir processos erosivos; e o projeto de economia circular MAWERYC - MAnagement Waste RecovERY Cycle, com o objetivo de diminuir os impactos ambientais por meio da redução de geração de resíduos e busca por tecnologias mais sustentáveis, além de reduzir os custos associados com a gestão de resíduos. Os benefícios ambientais são redução da geração de resíduos; Implementação de soluções com tecnologias mais sustentáveis e Redução das emissões de CO2.

  Mais notícias