Publicidade
Anuncie

A hora é agora: matricule-se no EAD Paint & Pintura!

17/05/2022 - 13:05

Em junho, os cursos do EAD Paint & Pintura terão continuidade com o Módulo 4 - Formulação Básica de Sistemas à Base d'Água para Alvenaria

O EAD Paint & Pintura oferece oportunidade para quem quer estudar de qualquer lugar do Brasil com os mais renomados profissionais do setor. Neste mês de junho, a proposta do módulo 4 é discutir a técnica de formulação de tintas látex, mostrando que isto não é só uma mistura de matérias-primas, mas é um processo de estudo das propriedades de cada uma das matérias-primas utilizadas com o intuito de conseguir-se, no final, um produto de qualidade e competitivo no mercado.

Inicialmente, serão discutidos os constituintes básicos de um látex e os pigmentos utilizados na formulação, dando ênfase à utilização dos extenders e quais as propriedades de cada um deles nas fórmulas. A seguir, serão mostradas as emulsões, quais os tipos disponíveis destes polímeros no mercado, suas características principais e os diferentes tipos de monômeros. Na sequência, serão discutidos os demais componentes das emulsões, como o fenômeno da coalescência e as questões de segurança e meio ambiente, além da necessidade e influência dos aditivos nas formulações de látex. Serão abordados também os diferentes tipos de espessantes e agentes reológicos e sua influência no produto final. Por fim, serão discutidos os cálculos e parâmetros das formulações e, fechando, serão estudadas três fórmulas teóricas que atendem as normas técnicas da ABNT nas qualidades Premium, Standard e Econômica.

O curso estará a cargo de Francisco Diniz, Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas (Faculdade de São Bernardo do Campo), com  MBA em Gerenciamento Empresarial (Strong-FGV). Há mais de 4 décadas, Diniz  vem atuando na área de pesquisa e desenvolvimento de tintas e vernizes, desde técnico de laboratório à direção técnica local e da América Latina, em empresas multinacionais, como Sherwin-Williams (19 anos) e ICI Paints / Tintas Coral (14 anos), além de experiência na gerência da área de polímeros (Denver Resinas, por 4 anos). Membro da comissão científica do Congresso Internacional de Tintas (Abrafati), entre 1989 e 2007, autor de vários capítulos do Livro “Tintas & Vernizes - Ciência e Tecnologia” e instrutor do curso sobre tecnologia de tintas da Abrafati, de 1989 a 2009. Atualmente, gerencia os Laboratórios da Cartint / Futura Tintas no segmento de tintas decorativas.

Não perca, matricule-se já: https://escola.eadpaintpintura.com.br/formulacao-basica-de-sistemas-a-base-d-agua-para-alvenaria-2022

Módulo 4 - Formulação Básica de Sistemas à Base d'Água para Alvenaria
Responsável: Francisco Diniz
Aulas ao vivo (19:00 às 21:00): 02/06, 07/06, 09/06, 14/06 e 28/06
Carga horária: 10 horas
Valor: R$ 720,00
Matrículas: https://escola.eadpaintpintura.com.br/formulacao-basica-de-sistemas-a-base-d-agua-para-alvenaria-2022

  Mais notícias