A AkzoNobel, multinacional holandesa de tintas e revestimentos, anuncia um avanço significativo em seu compromisso com a sustentabilidade e a economia circular por meio do reaproveitamento de lodo industrial na fabricação da tinta Coral Pinta Piso. Com a implementação desse projeto na unidade de Mauá (SP), a empresa não apenas elimina o descarte em aterros, como também contribui para a preservação de recursos naturais ao substituir matérias-primas virgens por resíduos industriais tratados.
Atualmente, cerca de 30% do total do lodo gerado no tratamento de efluentes industriais da AkzoNobel (livre de esgoto sanitário ou biológico) é aproveitado para a formulação da Pinta Piso. E o que não é utilizado diretamente no produto é transformado em briquetes para recuperação energética, garantindo uma destinação ambientalmente correta e alinhada com as metas de zero resíduos para aterro da companhia.
A tinta Coral Pinta Piso é indicada para áreas com alto fluxo de pessoas, ambientes internos e externos e compõe um segmento que, em 2024, já registra um aumento de 8,5% de participação no mercado de tintas, de acordo com dados de outubro da Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas). O lodo é utilizado para formular os tons mais intensos como cinzas, vermelho e verde. Além do Brasil, o produto é comercializado em países como Bolívia, Paraguai, África do Sul, Suriname, Gambia e Reino Unido.
“Esta iniciativa pioneira no segmento de tintas contribui com o objetivo da empresa de atingir 100% de circularidade até 2030. O uso do lodo industrial como matéria-prima, aliado ao reaproveitamento de água, que também é realizado na unidade de Mauá, reduz a demanda por extração de novos recursos e contribui para a redução de aproximadamente 260 toneladas de emissões de CO? anuais, equivalente à capacidade de absorção de mais de 30 mil árvores”, afirma Elaine Poço, diretora de Pesquisa & Desenvolvimento e Sustentabilidade da AkzoNobel Latam.