A empresa se destacou nos indicativos de Diversidade, Inclusão e Aprendizado
A Arkema Brasil recebeu a certificação Top Employer 2025 pelo seu compromisso com boas práticas de recursos humanos e dedicação na gestão de talentos. Essa é a quarta vez consecutiva que a empresa é reconhecida no país, e o selo se estendeu para as unidades da Arkema em outros nove países: França - onde é localizada a sede da empresa -, Estados Unidos, China, Países Baixos, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e Filipinas.
A certificação é concedida pelo Top Employers Institute, uma das principais autoridades globais na avaliação e certificação de empresas comprometidas a atrair, engajar e reter colaboradores. O processo para receber o selo envolve um diagnóstico integral e rigoroso das práticas das companhias.
Cada uma das certificações obtidas pela Arkema e suas subsidiárias é independente, ou seja, foi necessário comprovar, em cada um dos países mencionados, seu cumprimento com os requisitos exigidos.
“Estamos orgulhosos por receber a certificação Top Employer no Brasil pela quarta vez. Isso demonstra que o Grupo Arkema está comprometido em promover temas de suma importância: desenvolvimento de talentos e foco em diversidade e inclusão. Temos nos esforçados, cada vez mais, para impulsionar ambientes inovadores, inclusivos e respeitosos,” afirma Gustavo Grecco, diretor de RH, Comunicação e Integração de Negócios da Arkema.
Entre as iniciativas de gestão de pessoas na Arkema Brasil, é destacado o recrutamento de jovens por meio de um programa específico para estagiários, o Talentos do Futuro. Nele, os participantes são desafiados a apresentar projetos de melhoria para a empresa, e todos os colaboradores podem assistir os discursos. No final, os executivos sêniores da região formam uma banca avaliadora para premiar os projetos mais inovadores, que são implementados nas unidades da Arkema no país.
No Brasil, a Arkema possui um programa de Diversidade e Inclusão chamado Vozes, que busca criar redes de apoio, monitorar metas e executar atividades para promover o aprendizado, o acolhimento e o respeito. Anualmente, a empresa desenvolve uma semana de DEI para discutir temas como racismo, inclusão feminina, capacitismo e etarismo. Também promovemos práticas de cuidado e bem-estar físico, mental e social para todos os colaboradores, incluindo apoio psicológico por meio de um aplicativo, rodas de conversa e cuidados com o corpo.
Uma das diferentes formas que a Arkema Brasil prioriza a diversidade de gênero e a inclusão de mulheres no mercado de trabalho é por meio da capacitação de mulheres como operadoras de empilhadeira e no incentivo à inclusão feminina em times operacionais nas plantas de São Roque, Araçariguama, São José do Rio Preto e Araraquara. Adicionalmente, desenvolvemos workshops e ações internas para demonstrar que as mulheres podem - e devem - ocupar diferentes cargos, incluindo aqueles de produção.
A Arkema está presente no Brasil com mais de 570 colaboradores, um escritório comercial, 7 unidades de produção, 6 laboratórios e 4 centros de distribuição.