Documento destaca resultados financeiros e avanço social e ambiental do Grupo
A Arkema, empresa global em Materiais Especiais, acaba de lançar o Innovative, seu Relatório Anual e de Desempenho Sustentável de 2024. O documento reúne os principais resultados financeiros do Grupo, além de destacar avanços em inovação e responsabilidade social corporativa (RSC).
Dividido em sete seções - biosourcing, reciclagem, mobilidade, clima, inteligência artificial, comprometimento e manual do acionista -, o relatório mostra como a expertise em ciência dos materiais da Arkema tem ajudado clientes a desenvolver soluções mais sustentáveis e recicláveis.
O relatório demonstra que os Materiais Especiais - Soluções Adesivas, Materiais Avançados e Soluções de Revestimento - representaram 92% das vendas do Grupo em 2024, que somaram €9,5 bilhões. A Arkema opera em 55 países, com 157 plantas industriais e 21.150 colaboradores, dos quais 2.000 foram contratados apenas no último ano.
O Brasil ocupa posição de destaque no Innovative. Com um escritório comercial, sete unidades de produção, seis laboratórios e quatro centros de distribuição, o país foi reconhecido como case de sucesso em reciclagem ao desenvolver uma iniciativa que reaproveita e envia a água de limpeza da planta de Araçariguama para a planta de São Roque, com o objetivo de utilizá-la na criação de novos produtos. A planta de Araçariguama da Arkema foca em Coating Solutions, enquanto a planta em São Roque faz parte da Bostik, divisão de adesivos e selantes do Grupo.
No campo de responsabilidade social, o relatório destaca o patrocínio às Sereias da Vila, equipe feminina do Santos F.C., como parte do compromisso da Arkema com a promoção do futebol feminino. Também é citada a parceria com a Fundação Gol de Letra, que apoia o desenvolvimento de crianças e jovens por meio do esporte e da educação.
“O Brasil é estratégico para a Arkema, e estamos comprometidos com o crescimento da nossa presença no país", afirma Carlos de Lion, Presidente da Arkema Brasil e Cone Sul. "À medida que a importância comercial do Brasil aumenta, queremos também ampliar nosso impacto social nos estados onde atuamos."