Além de palestras técnicas e de gestão, evento conta também com dois painéis com líderes de indústrias de tintas da região para discutir inovação e sustentabilidade
O 76º Fórum Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Sul - teve início hoje pela manhã em Criciúma (SC), na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) levando várias novidades dos principais fornecedores do setor.
O encontro teve início com a palestra “Tintas no América do Sul - impactos internos e externos na busca de valor agregado”, ministrada por Francisco Rácz, sócio-fundador da Rácz, Yamaga & Associates. A apresentação explorou as dinâmicas do mercado regional de tintas e as oportunidades de valorização. As oportunidades internas e os fatores externos também foram explorados, sempre com foco na obtenção de valores agregados mais elevados. Os desafios internos, como instabilidades políticas, inflação, taxa de juros, crescimentos econômicos desbalanceados são partes integrantes do ambiente de negócios na região. Também foi discutido como as empresas locais, influenciadas pelos eventos externos, e como instabilidades geopolíticas e crises na cadeia de suprimentos podem requerer adequação das estratégias para proteção de ativos e incrementar o valor agregado.

“Transformando os desafios regulatórios do mercado de tintas e revestimentos em oportunidades” foi o tema abordado por Maurício Franzin, diretor de I+D América Latina da Arxada.

O “Alto desempenho com sistemas de baixo VOC e à base de biomassa para indústria e construção” foi abordado por Ana Paula Cardoso e Suelen Garpeli, Sales & Market Development Latam. Por que não usar diferentes soluções que contribuam para a redução da pegada de carbono, em vários pontos da cadeia de valor? Com sistemas à base de água, alto sólidos, produtos de fontes renováveis, ou utilização de sistemas que requeiram menos energia para secagem e cura, isto é possível! A Covestro, agora com um portfólio ainda mais amplo, apresentou várias tecnologias para aplicações em indústria, construção, arquitetônica e madeira.

Para falar sobre “Superfícies inteligentes - A evolução dos agentes hidrofóbicos para tintas e sistemas de impermeabilização”, a CHT contou com a palestra de Patricia Capella, responsável pela divisão de negócios Functional Chemicals no Brasil. A busca por proteção eficaz de superfícies exige mais do que os produtos convencionais de mercado. Com os avanços em modificações de silicones e ceras funcionais, surge uma nova geração de agentes hidrofóbicos que atuam de forma inteligente, combinando desempenho duradouro, respirabilidade e menor impacto ambiental. Ao explorar os caminhos que estão transformando as formulações em tintas arquitetônicas e sistemas de impermeabilização, o conteúdo trouxe uma reflexão sobre propriedades técnicas, mecanismos de ação e como a inovação pode se traduzir em soluções mais sustentáveis e eficazes para o setor de tintas e impermeabilizantes.
Palestras da tarde
Após o almoço, será a vez do Painel Líderes Indústria de Tintas, que abordará inovação e sustentabilidade na indústria de tintas, contará com a participação de Filipe Colombo, CEO da Anjo Tintas, Jaime Dal Farra, diretor-presidente da Resicolor, e Maurício Franzin, diretor de I+D América Latina da Arxada.
Em seguida, a Midland falará sobre “Introdução ao Glass Bubble / Glass Bubble para massa de reparação / Glass Bubble para sistema de isolamento térmico”, com Matheus Dorneles, Latam Application Engineer - 3M Brazil.
No Painel Técnico / Suprimentos, profissionais irão abordar temas da atualidade e os principais desafios da cadeia de fornecimento. Ana Paula Cardoso, Sales & Market Development Latam da Covestro, Haine Haster Cabral, gerente de suprimentos e logística da Anjo Tintas, Rosita Luciano, gerente técnica da Resicolor, participarão deste painel..
Encerrando os trabalhos, William Saraiva, diretor da W2S Consultoria, vai abordar o tema “Um novo ciclo para a indústria de tintas: inovação sustentável, tecnologias e desafios do futuro”.




