Decoração para aquecer

23/08/2018 - 09:08

Almofadas, tapetes e cores nas paredes são indicados para deixar o lar aconchegante

Apesar do Brasil ser um país tropical, entre os meses de junho, agosto e setembro, a umidade do ar aumenta e as temperaturas abaixam. É nesse momento que dá mais vontade de ficar em casa assistindo, por exemplo, uma maratona da série favorita. Para que o ambiente fique mais aconchegante e receptivo nessa época, a arquiteta Cris Paola, do Studio Cris Paola, reuniu algumas sugestões para garantir o conforto no ambiente.

1. Cor da estação

Tons terrosos são perfeitos, pois trazem uma atmosfera sofisticada para os ambientes e ainda propicia a sensação boa de calor. “Os terrosos caminham na paleta dos alaranjados e marrons”, revela Cris. A arquiteta indica ainda parcimônia para não sobrecarregar o espaço com essas cores e, para tanto, sugere utilizar almofadas com estampa xadrez, detalhes nas paredes ou objetos decorativos. A época ainda é propícia para o rosa antigo fosco, bem como o terracota ou terra roxa, que são bons exemplos dos tons em alta para a estação invernal. “Quer ousar um pouco mais? Combine rosa com dourado ou insira pequenos detalhes com preto, remetendo assim aos países escandinavos”.

2. Clássicos

Tapetes são bem-vindos em todas as estações, mas no inverno são essenciais para manter a casa aquecida. “Mesmo sendo um clássico, é sempre possível inovar. Os modelos de shaggy, por exemplo, têm fios mais altos que dão o aspecto de tapete fofinho”, sugere a arquiteta. Outra indicação é fazer uma composição com estampas e cores diferentes para deixar sala ou quarto com atmosfera moderna.

3. Iluminar

Apostar na iluminação também é um recurso bacana e fácil. Luzes indiretas e amareladas proporcionam uma sensação de acolhimento e bem estar. É possível trocar um lustre para modernizar o ambiente ou investir em uma luminária de chão ou um abajur. Outra dica para iluminar a casa são as lâmpadas de carbono, que tem uma cor mais quente e formatos divertidos. “Esse modelo costuma gastar mais energia, então use apenas para dar um toque especial”, alerta a arquiteta.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui