Pintura sem segredo

23/08/2018 - 09:08

Seguindo dicas simples, é possível conseguir o resultado perfeito 

Para obter uma boa cobertura na pintura de superfícies, além da utilização de materiais de qualidade, algumas etapas devem ser respeitadas do início ao final no processo. Pensando nisso, a Eucatex apresenta algumas dicas para fugir dos erros mais comuns na pintura de paredes.

Lixar a superfície

O processo de lixar a superfície é muito importante, pois torna a área mais porosa e elimina pequenas imperfeições, que podem impactar no resultado final de aderência da tinta. Após o processo de lixamento é recomendado limpar a área com um pano úmido, para retirar pequenas partículas de poeira.

Preparação da tinta

Cada produto tem características específicas relacionadas à sua composição. A diluição deve ser feita sempre de acordo com a indicação do fabricante na embalagem para se obter melhor rendimento, cobertura e acabamento.

Sequência de aplicação dos produtos

A pintura sempre é feita em várias etapas e cada tipo de superfície exige uma aplicação diferente. Na primeira pintura de paredes de alvenaria, por exemplo, deve-se aplicar um preparador ou selador, massa niveladora (opcional) e, por último, a tinta.

Invertendo essa ordem pode haver interferência na aderência, no acabamento e resistência da tinta.

Ferramentas

Cada acabamento exige uma ferramenta específica, como rolo ou pincel. Rolos são ideais para áreas grandes como paredes ou tetos, sendo que o modelo de lã com pelo baixo é indicado para tintas PVA e Acrílica, enquanto que o rolo de espuma é indicado para esmaltes, tinta óleo e vernizes. O rolo de espuma rígida (ou borracha) é indicado para dar efeitos de textura. No caso dos pincéis, a qualidade da ferramenta tem efeito direto na qualidade do acabamento e na facilidade em controlar a aplicação da tinta. Pincéis com cerdas escuras são indicados para aplicação de tintas à base de solvente, como os esmaltes, tintas a óleo e vernizes. Pincéis com cerdas grisalhas são indicados para aplicação de tintas à base de água, como PVA e Acrílica.

Intervalo entre demãos

Não respeitar o intervalo correto entre as demãos ou aplicar menos demãos do que o recomendado pelo fabricante é um erro grave, pois isso impacta principalmente no resultado do acabamento e na cobertura.

Paredes com mofo

Em casos de paredes com mofo antes de iniciar uma nova pintura é necessário higienizar a área, a partir de uma solução de água e cloro, em seguida limpar a parede apenas com água para remover a água sanitária e aguardar a secagem. Caso seja necessário, o processo deve ser repetido até que a superfície esteja livre do mofo.

Após a higienização e secagem, basta aplicar o Eucatex Fundo Preparador de Paredes e continuar o processo normal de pintura.

Infiltração

O primeiro passo é identificar a origem da umidade. Para infiltração negativa (de dentro para fora), o indicado é neutralizá-la para evitar que volte após o tratamento da superfície. No geral, para resolver um problema de infiltração negativa é necessário raspar o reboco na região com umidade e esperar que a área fique seca. Feito isso, aplica-se os produtos impermeabilizantes disponíveis no mercado, realiza-se um novo reboco e faz-se o processo normal de pintura.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui