Máquina troca latas por benefícios financeiros

01/10/2018 - 14:10

Projeto Retorna Machine, em parceria com o Prolata Reciclagem, passa a receber latas de aço de tintas

O Projeto Retorna Machine, permite a troca de embalagens de aço por descontos e benefícios financeiros. A tecnologia auxilia na logística de embalagens pós-consumo, utilizando máquinas de venda reversa (as “Retorna Machines”) com a finalidade de identificar o depositante e conceder-lhe benefícios sociais, por meio de parceria com o Prolata Reciclagem, passou também a receber latas de aço de tintas, alimentos e bebidas, entre outras.

O Projeto, gerido pela empresa Triciclo, tem a missão de criar e operar soluções para o desenvolvimento sustentável, funciona como um programa de fidelidade. Na medida em que o usuário deposita suas embalagens na Retorna Machine, adquire pontos (pontos triciclo), os quais podem ser trocados por dedução em contas de luz da Eletropaulo, crédito no Bilhete Único ou Cartão BOM, recarga de telefone pré-pago móvel, transferência para o programa de fidelidade da livraria Saraiva (SaraivaPlus) ou ainda pode doá-los para Instituições Filantrópicas, como Arrastão, Casa do Zezinho e Fundação Fenômenos.

Em dois anos de atividade, o Projeto Retorna Machine recolheu aproximadamente dois milhões e meio de embalagens pós-consumo de diversos materiais.

O Prolata Reciclagem, programa constituído pelos fabricantes de latas de aço do Brasil, coordenado pelas associações sem fins lucrativos Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) e Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tinta), para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), vem somar esforços com a Triciclo. Prolata e Triciclo ampliaram o leque de resíduos domésticos recebidos por meio das Retorna Machines, aumentando significantemente a quantidade de material coletado e que receberá um destino ambientalmente adequado, e ainda se converterá em benefício para o consumidor (cada embalagem de aço equivalerá a 10 pontos triciclo).  

“A parceria com a Retorna Machine Triciclo vem agregar e impulsionar as atividades do Programa Prolata que atua em três diferentes pilares: cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis, centros de recebimento Prolata e pontos de entrega voluntária (PEVs). A destinação por meio de PEVs é parte de nosso trabalho voltado para facilitar a coleta e a destinação correta das embalagens de aço pós-consumo, que são 100% recicláveis e têm forte demanda no mercado. Acreditamos que as Retorna Machines contribuirão enormemente com o engajamento dos consumidores no descarte adequado das latas de aço pós-consumo”, afirma Thais Fagury, gerente executiva do Prolata.

“Estamos constantemente trabalhando para expandir nossa operação e levar mais benefícios aos cidadãos. A parceria com o Prolata Reciclagem viabiliza a logística reversa das embalagens de aço, que certamente será de extrema valia para nossos usuários e, principalmente, para nossa sociedade, em termos ambientais”, afirma Felipe Lagrotta Nassar Cury, diretor da Triciclo.  O executivo ressalta que a parceria ainda contará com participação da Gerdau, que será responsável pela reciclagem do material de aço coletado, garantindo também a rastreabilidade.

Regras do Programa Retorna Machine

Para começar a pontuar e receber os créditos, o consumidor deve fazer seu cadastro gratuito por meio da própria Retorna Machine ou pelo site www.triciclo.eco.br ou ainda fazendo o download do aplicativo Retorna Machine disponível para IOS e Android, explica Cury. “Depois, basta depositar as embalagens na Retorna Machine, sempre que quiser. Assim, é possível consultar o que cada máquina recolhe utilizando a ferramenta ‘Filtro’ constante no mapa de localidade das Retorna Machines no site ou aplicativo.  As Retorna Machines podem recolher embalagens de alumínio, de PET, aço, longa vida e/ou de vidro. Para recolhimento da embalagem, é necessário que a mesma contenha o código de barras legível. Cada tipo de resíduo possui uma pontuação (alumínio = 15 pontos triciclo; PET = 10 pontos triciclo; aço = 10 pontos triciclo; longa vida = 5 pontos triciclo; vidro = 5 pontos triciclo).”

É possível gerenciar a conta e os pontos por meio das Retorna Machines, do site e do aplicativo, informa Cury. “Cada conta triciclo pode depositar até 10 embalagens por dia para acumular pontos triciclo. A partir do 11º resíduo no dia, os pontos são automaticamente doados para as Instituições Filantrópicas em igual proporção. Os pontos triciclo possuem validade de 180 dias, contados do dia do acúmulo.”

Serviço (Retorna Machines que passarão a receber embalagens de aço)

Local Cidade Endereço Horário de Funcionamento
Carrefour Interlagos São Paulo/SP Rua Ribeiro Lacerda 940, Jardim Saúde Diariamente, das 07h às 23h
Carrefour SBC São Bernardo do Campo/SP Avenida Senador Vergueiro, Jardim Três Marias  Diariamente, das 07h às 23h
Carrefour Imigrantes São Paulo/SP Rua Ribeiro Lacerda 940, Jardim Saúde Diariamente, das 07h às 23h
Metrô Pinheiros São Paulo/SP Rua Capri, 145, Pinheiros  Diariamente, das 05h às 23h
Metrô Faria Lima São Paulo/SP Avenida Faria Lima, 940, Pinheiros  Diariamente, das 05h às 23h
Metrô Luz São Paulo/SP Avenida Casper Líbero, 598, Centro Diariamente, das 05h às 23h
Metrô República São Paulo/SP Rua do Arouche, 24, República Diariamente, das 05h às 23h
Tenda Guarapiranga São Paulo/SP Av, Guarapiranga, 900, Vila Socorro Diariamente, das 06h às 23h
Tenda Kennedy São Paulo/SP Av. Atlântica, 1000, Socorro Diariamente, das 06h às 23h
Tenda Diadema Diadema/SP Av. Fábio Eduardo Ramos Esquivel, 3000 Diariamente, das 06h às 23h
Eurofarma Itapevi Itapevi/SP Rodovia Presidente Castello Branco Km 35,6  Diariamente, das 05h às 23h
Hospital Sírio Libanês São Paulo/SP Rua Dona Adma Jafet, 115, Bela Vista Diariamente, das 07h às 23h
Emporium SP - Vila Nova São Paulo/SP R. Afonso Braz, 431, Vila Nova Conceição Diariamente, das 07h às 22h

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui