Escolha certa

30/04/2019 - 11:04

Conhecendo em detalhes as diferenças das tintas imobiliárias econômica, standard, premium e super premium, a satisfação com a pintura será maior 

Seja o ponto de partida ou a última escolha da decoração, a cor da parede é fundamental para compor a atmosfera da casa. E para fazer uma boa pintura não basta escolher qualquer tinta e aplicar. É necessário utilizar o produto mais adequado e garantir um serviço de qualidade.  De acordo com Anne Costa, coordenadora técnica da Abrafati, a escolha da tinta influencia no bem-estar do lar e deve ter como primeiro critério a superfície onde será aplicada: alvenaria, metal ou madeira. O segundo critério é o local onde será aplicada: interior ou exterior do imóvel e o tipo de cômodo.  Após a definição do local, é importante verificar na plataforma digital www.tintadequalidade.com.br se a marca que procura pertence a uma empresa qualificada pelo Programa Setorial da Qualidade (PSQ) - Tintas Imobiliárias. Estão na lista as marcas de tinta que cumprem os requisitos estabelecidos nas normas técnicas e as que estão em não conformidade. As tintas imobiliárias, de acordo com a abrafati, são divididas em quatro categorias: econômica, standard, premium e super premium. 

Econômicas

Indicadas apenas para áreas internas, têm menor resistência à limpeza e menor variedade de cores que as demais categorias de tintas. Não podem, portanto, ser utilizadas em fachadas de imóveis e também são menos recomendadas para ambientes que exijam frequente limpeza de paredes (quarto de crianças, por exemplo).

Stardard

As tintas standard podem ser utilizadas tanto nas áreas internas quanto externas. São tintas com moderada resistência à limpeza e grande variedade de cores. Apresentam no mínimo 25% mais rendimento que uma tinta econômica.

Premium

Ideal para áreas internas e externas. São no mínimo 2,5 vezes mais resistentes à limpeza que uma tinta standard e tem resistência à ação do sol e da chuva. Dispõem de uma grande variedade de cores e apresentam, no mínimo, 50% mais rendimento que uma tinta econômica. As tintas desta categoria podem ser aplicadas em muros e fachadas - mesmo de locais com muita ação do sol e da chuva - e em qualquer ambiente interno.

Super premium

Também são tintas para áreas internas e externas. É a categoria mais resistente à ação do sol e da chuva e, no mínimo, cinco vezes mais resistente à limpeza que uma tinta standard. Apresenta uma grande variedade de cores e, no mínimo, 100% mais rendimento que uma tinta econômica.

O que verificar antes de comprar tinta:

1 Qual superfície será pintada:  alvenaria, metal ou madeira
2 Qual ambiente do imóvel será pintado: área externa ou interna
3 Se o local exigirá limpezas muito frequente na parede ou não
4 Se a marca/empresa escolhida faz parte do Programa Setorial da Qualidade - Tintas Imobiliárias

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui