Lukscolor incentiva ressocialização de jovens

20/08/2019 - 16:08

Jovens da Fundação Casa São Bernardo I finalizaram curso de formação em pintura

Com foco em preparação para o mercado de trabalho, 18 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) de São Bernardo do Campo receberão os certificados de conclusão do curso de formação em pintura, realizado pela Lukscolor Tintas, no mês de agosto.

O curso é parte do “Projeto de Capacitação e Revitalização”, realizado em parceria com a Lukscolor Tintas. A empresa realizou a capacitação e forneceu os materiais para os adolescentes, além de ser apoiado pelo Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo do Campo e pela Vara da Infância. O Projeto ainda ocorrerá no Casa São Bernardo II.

“Estou muito feliz por ver um projeto que eu idealizei sendo concluído com sucesso. Com esses cursos, estamos proporcionando aos jovens, além capacitação profissional, uma nova oportunidade. Agradeço ao Fundo Social de Solidariedade de SBC e à empresa Lukscolor por terem me ajudado na execução do projeto. Juntos estamos oferecendo a esses jovens um novo futuro", disse a deputada estadual, Carla Morando.

O secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação Casa, Paulo Dimas Mascaretti, defende que o projeto incentivou os garotos a desenvolver trabalhos conjuntos, a fim de reforçar as ações coletivas, além de ter sido uma oportunidade de aprender um ofício que possa gerar renda. “Foi, acima de tudo, uma ação educativa que proporcionou a possibilidade de terem um novo trabalho ou mesmo de empreender”, disse.

De acordo com a Promotora de Justiça da Infância e Juventude, Vera Lúcia Acayaba de Toledo, os ambientes revitalizados aumentam a responsabilidade dos jovens com o cuidado e o compromisso de conservação do local. “Além dos conhecimentos sobre pintura, a conduta dos jovens durante a realização do projeto reflete também os benefícios sociais trazidos com esta ação”, disse a promotora de Justiça.

A capacitação na Casa São Bernardo I aconteceu entre os meses de maio e julho, totalizando 40 horas de aulas teóricas e práticas. Os jovens aprenderam técnicas de pintura e restauro e praticaram a aprendizagem nos espaços do próprio centro socioeducativo, como quartos, salas de aula, corredores e refeitório. No total, 18 adolescentes concluíram a formação, mas cinco já foram desinternados pelo Poder Judiciário.

Para a diretora geral da Lukscolor, Cristina Potomati Fiúza, a empresa tem a satisfação de apoiar projetos sociais como este. “Acreditamos que os benefícios trazidos aos participantes refletem na melhoria de toda a sociedade”, disse.

Durante o evento de entrega de certificados, o Fundo Social recebeu a doação de bonecas artesanais produzidas pelos próprios jovens, “Esta foi uma das formas que encontramos de retribuir para a sociedade esta oportunidade de uma nova formação que foi oferecida aos nossos jovens”, disse a diretora da Casa São Bernardo I, Shirlei Claudino da Silva.

Em comum, os jovens possuem idade mínima de 16 anos, um dos critérios utilizados pela equipe técnica da Casa São Bernardo I para participar do curso. Segundo a legislação brasileira, o emprego é permitido para adolescentes a partir dos 16 anos de idade. Antes disso, aos 14 anos, apenas na qualidade de aprendiz.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui