Preparação da parede para a pintura

05/11/2019 - 17:11

Seguir algumas recomendações é importante para alcançar resultado esperado e duradouro

Pintar as paredes é uma ação que pode parecer óbvia para muita gente. Porém, para que o trabalho fique bem feito, é necessário realizar alguns passos parar preparar o local antes de receber as demãos de tinta, mesmo que a instalação seja recém construída.

Já que a pintura é considerada o acabamento do processo, a qualidade e durabilidade do resultado final vai depender das condições da superfície. “O pintor deve seguir todos os passos de preparo da parede para garantir o efeito desejado, além de evitar gastos futuros para corrigir o que não foi alcançado antes”, esclarece o engenheiro Charles Abrenhosa, gerente de varejo da Sika.

Pensando em facilitar esse momento,a Sika, especialista no assunto, traz dicas com o passo a passo para obter um bom resultado com a pintura. Confira:

Remover partes soltas
Antes de tudo é importante retirar as partes que estiverem descascando, com o auxílio de uma espátula para remover toda a tinta velha que estiver solta. Nesta fase é importante avaliar as condições do reboco, caso estiver soltando ou esfarelando o local deverá ser refeito.

Corrigir trincas e fissuras
No caso de rachaduras, o ideal é utilizar massa corrida para resolver o problema. O processo de reparo é simples, deve se abrir um pouco mais a trinca ou fissura e preencher com o produto. É importante aguardar o processo secar completamente antes de lixar.

Reparar infiltração
Algumas paredes apresentam infiltração e umidade. É necessário solucionar o problema antes da pintura para garantir que o resultado fique dentro do esperado. Caso não se tome esta precaução a umidade irá danificar a pintura em pouco tempo.

Lixar
Após fazer os reparos e aplicar a massa corrida, o próximo passo é lixar todas as paredes que serão pintadas para retirar o excesso de massa corrida e deixar a superfície uniforme.

Limpar
Tirar a sujeira da parede depois de lixar é importante para garantir que não fiquem resíduos no momento de aplicar a tinta. Esse passo ajuda a garantir uma pintura uniforme.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui