Lar das Vovozinhas é revitalizado

17/12/2019 - 11:12

Maior asilo do Brasil foi o vencedor do concurso 10 Anos Tudo de Cor, da Tintas Coral, e renovado por meio da pintura

No mês de novembro, o Lar das Vovozinhas, em Santa Maria (RS) está em festa. As 165 residentes do maior asilo do Brasil celebram uma repaginada no local, com a pintura de muros e paredes com mais de 1.600 litros de tintas utilizados. O evento marca a conclusão do trabalho de pintura do vencedor do concurso de 10 anos do Movimento Tudo de Cor, da Tintas Coral, que tem o objetivo de transformar a vida das pessoas por meio da cor. A reinauguração contou com artistas locais e festival de comidinhas preparadas pelas vovós, com o intuito de arrecadar verba para a manutenção do espaço que abriga senhoras das mais diversas situações sociais.

O início

Em 2019, o Tudo de Cor, plataforma sociocultural da AkzoNobel, está completando 10 anos - um marco importante em sua história, que já passou por diversos locais como a Comunidade de Santa Marta, no Rio de Janeiro; o Pelourinho, em Salvador; e atualmente colore e leva cidadania por meio da pintura às comunidades da região metropolitana do Recife. Monumentos, escolas, instituições e praças já ganharam cor por meio do projeto. Nesse período, foram destinados quase 1 milhão de litros de tinta para a revitalização de mais de 10 mil imóveis espalhados pelo Brasil, com a ajuda de 45 mil voluntários. O Tudo de Cor já apoiou a formação profissional de mais de 4.600 pintores e executou 1.828 projetos. “O que nos move é a satisfação de renovar espaços, é levar cor, energia e autoestima às pessoas, sejam crianças, jovens ou adultos”, comenta Elaine Poço, diretora de Sustentabilidade e RD&I da AkzoNobel para América Latina.

A celebração dos 10 anos

Na celebração dos 10 anos do programa, foi realizada uma campanha online no Facebook da Coral para coletar sugestões de lugares que poderiam ser transformados por meio da pintura. A sugestão mais conectada com os valores e critérios da multinacional holandesa foi a vencedora do concurso. Foram considerados o poder de transformação por meio da cor, o impacto na comunidade local, o número de pessoas beneficiadas, a história de conexão com a pessoa que enviou a sugestão ao concurso e o engajamento da indicação na rede social. Com exatas 4.387 recomendações de locais, foram diversas fases de avaliações, interna e externa. Um comitê externo tomou a decisão final. E o Lar das Vovozinhas foi o vencedor, uma sugestão liderada pela assistente social da instituição, Liciara Melissa Von Grafen Prass. “Participar do projeto 10 Anos Tudo de Cor foi de fundamental importância para nossa instituição. Renovar esse local é também renovar as perspectivas de vida das nossas assistidas. Posso dizer que cumpri uma parte da minha missão aqui no Lar. Fico muito feliz por a Coral ter visto nossa história e ter se solidarizado com o trabalho que desenvolvemos”, conta Liciara.

Lar das Vovozinhas

Com a missão de acolher e amparar idosas em situação de vulnerabilidade do município de Santa Maria e região, a Associação Amparo e Providência Las das Vovozinhas foi fundada em 16 de outubro de 1946, pelo diácomo Constantino Cordióli, que dedicou boa parte de sua vida em prol das pessoas desamparadas. Com o auxílio de doações e da solidariedade da comunidade local, a instituição vencedora atua de forma independente há 72 anos, fornecendo todos os cuidados necessários para as residentes, como serviços de enfermagem, alimentação, apoio nutricional, psicológico, farmacêutico e médico. “Ver o Lar sendo revitalizado alegra o nosso coração. São mais de 72 anos de trabalho e luta para mantê-lo. Eu fico emociando de ver essa transformação. Esse reconhecimento nos aquece e fortalece o nosso compromisso de proporcionar bem-estar físico, mental e social às nossas assistidas. Além da cor, a AkzoNobel nos trará renda, através do evento, e eu não tenho palavras para agardecer”, afirma Saul Fin, presidente do Lar das Vovozinhas.

Festividades

As celebrações de entrega da revitalização do Lar das Vovozinhas começaram em um evento fechado com alguns ilustres convidados, principalmente as residentes, com um brunch especial, mutirão de pintura com 80 voluntários da comunidade local, cerimonial, música com os grupos De Alma Gaúcha e Samba Mode, além da entrega de presentes para as vovós pelo Papai Noel. O evento foi aberto à comunidade, com entrada livre mediante a doação de 1 litro de leite. Houve uma área de alimentação com comidas feitas com todo o carinho pelas vovós, com o objetivo de arrecadar verba para o Lar das Vovozinhas. Entre as guloseimas e salgados, estão o pastel da Vó Genessi, os doces da Vó Bernadete e o cachorro quente da Vó Terezinha. A comemoração também foi animada, com muita música e dança, por conhecidos artistas da região.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui