Destaque com efeitos geométricos na pintura

01/07/2020 - 22:07

Transforme paredes comuns em protagonistas, incrementando o visual de qualquer ambiente

Para animar espaços, adicionando personalidade na decoração de casa, você pode fazer um desenho geométrico na parede. A geometria não é mais novidade na arquitetura e design de interiores, mas continua em alta em projetos residenciais e comerciais, podendo ser aplicada com tintas, de maneira prática, rápida e barata. As formas geométricas trazem ao espaço escolhido um ponto de cor decorativo, de interesse e movimento. Com uma proposta que se adequa facilmente ao estilo de vida do morador, criando ambientes clássicos, despojados, retrô e modernos. "O primeiro passo para pintar uma estampa geométrica é decidir qual estilo você quer criar para esse ambiente. Pois dependendo da técnica e da forma que você aplicar é possível criar uma parede moderna, divertida e harmônica", explica a especialista em cor e tintas, Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design das tintas Sherwin-Williams.

Outro ponto importante é se atentar ao equilíbrio para não carregar nas figuras e nas cores, deixando o espaço com excesso de estímulos. "É importante levar em consideração outros fatores como iluminação e outros elementos da decoração, como tapetes, almofadas, cortinas e mobília. Uma boa sugestão de aplicação de padrões geométricos é utilizar tons claros com escuros. Se optar por discrição, use apenas um tom ou em caso de um ambiente mais moderno, combine preto com branco" comenta Patrícia.

1 - Preparação: usando um pano ou esponja de celulose umedecida em água e um pouco de detergente neutro, limpe as paredes a serem pintadas para remover poeira e sujeira. Lave as paredes com água limpa para remover os resíduos de sabão. Faça os furos conforme necessário. Raspe a areia e limpe a poeira. Coloque a fita do pintor em torno das bordas do teto, janelas, portas, acabamentos do piso e qualquer outra madeira ou acabamento que não esteja sendo pintado.

2 - Plano: decida o padrão geométrico que você deseja em sua parede. Algumas opções populares são espinha de peixe, divisa, hexágono, arlequim e treliça. Meça a altura da parede para determinar o número de linhas no padrão. Na imagem, utilizamos a altura da parede de 96. Dividimos por 6 linhas, o que nos deu uma altura de 16". Agora, meça a largura da parede para determinar o comprimento de cada forma no padrão. Na parede tinha 174 " de largura. Dividimos por 6 para nos dar uma largura de forma de 29". Planeje seu padrão de cores. Use o visualizador Sherwin-Williams ColorSnap para explorar cores e encontrar cores coordenadas.

3 - A medida: Use uma fita métrica ou régua e lápis para marcar levemente seu desenho na parede.

4 -Fita: recomendamos começar com a cor mais clara primeiro. Use a fita adesiva para colar a borda externa das formas para sua primeira cor.

5 - Pintura: começando com a cor mais clara, primeiro use um pincel para pintar cuidadosamente as bordas das formas mais próximas da fita.

6 - Repita as etapas para a segunda cor: Use a fita adesiva para colar a borda externa das formas para sua segunda cor.

7 -Segunda cor da pintura: Use um pincel para pintar as bordas das formas mais próximas da fita. Finalize com um rolo de pintura para preencher a forma.

  Mais notícias

Coral Sayerlack Anuncie aqui