Oficina segura e produtiva

23/10/2020 - 12:10

Evitar desperdícios e melhorar a produtividade são essenciais para enfrentar o momento atual de pandemia

O desperdício é um inimigo de diversos setores da indústria, especialmente no cenário atual de pandemia. Nesse período, o consumo exagerado de produtos, o tempo para desenvolvê-los e o próprio retrabalho gerado pela má execução impactam diretamente na produtividade de oficinas de funilaria e pintura.
Ricardo Vettorazzi, gerente técnico da divisão de repintura da PPG, destaca cinco dicas para que as oficinas possam melhorar a eficiência dos processos e atravessar esse momento com o mínimo impacto possível.

Organização: O local de trabalho deve estar sempre limpo e organizado. Para isso, é necessário padronizar os espaços de acordo com o processo executado em cada ambiente e ter disponível todo o ferramental e acessórios necessários para fazê-lo. Um ambiente nessas condições ajuda a evitar contaminações no serviço de repintura e, consequentemente, retrabalhos.

Siga o sistema de pintura padrão indicado: É muito importante que o sistema adotado pela empresa esteja dentro dos padrões e especificações técnicas sugeridas, pois misturas de produtos de marcas diversas podem comprometer a qualidade final da repintura. Qualquer problema gerado em uma situação como essa dificulta a identificação da causa e também da resolução do problema. Ou seja, investem-se tempo e esforço em uma situação improdutiva.

Mantenha a equipe treinada: Além de investir em produtos e equipamentos de qualidade e tecnologia, é imprescindível que a equipe técnica responsável pelo processo seja treinada para utilizar as ferramentas de forma correta. É fundamental verificar se o fornecedor dos produtos disponibiliza o suporte necessário para a qualificação da equipe de trabalho.

Atenção para a manutenção: A manutenção periódica da cabine de pintura é um ponto muito importante para a produtividade do processo de repintura. A conservação dos filtros, com trocas regulares dentro do recomendado pelo fabricante, garante o tempo de secagem adequado dos produtos e a dispersão de névoa. Assim, é possível evitar problemas comuns como a perda de brilho.

Alta Tecnologia: A tecnologia está diretamente ligada à otimização no processo de pintura. É muito importante que a oficina escolha a tecnologia adequada para tornar o seu processo produtivo. Por fim, o especialista ressalta que o acompanhamento e busca pela otimização no consumo de produtos deve ser um processo contínuo e fazer parte da cultura do negócio, tornando-se um compromisso diário, engajando todos os colaboradores, áreas e funções.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui