Utilização do círculo cromático

21/06/2021 - 09:06

Suvinil apresenta dicas para inspirar e combinar cores na decoração

Escolher as cores da casa pode muitas vezes se transformar em um verdadeiro desafio. São mais de duas mil possibilidades no leque de cores, então como saber qual é tom perfeito para expressar sua personalidade, ou deixar os ambientes com mais vida, energia e identidade? As dúvidas não acabam por aí, pois como as cores nunca estão sozinhas, é importante saber combiná-las com outras tonalidades da decoração - seja em paredes, tetos, móveis e objetos -, para que se complementem, ajudando a compor o ambiente ideal para cada perfil e momento de pintura.

Mesmo que esse seja um processo bastante pessoal, há como torná-lo mais prático e intuitivo. Para isso, apresentamos uma ferramenta que ajuda muito nesta tomada de decisão: o círculo cromático. Abaixo, Sylvia Gracia, coordenadora de marketing - Cor e Conteúdo na Suvinil explica quatro formas de uso para harmonização das cores no lar.

O que é o círculo cromático?

O círculo cromático nada mais é que uma roda colorida que amplia as alternativas para uso das cores, apresentando um leque de possíveis combinações que se tornam agradáveis aos olhos e esteticamente confortáveis para diferentes necessidades, perfis e ambientes.

Quatro formas de combinar as cores

• Cores opostas (ou complementares) são alcançadas pela proposta da combinação do uso das cores, localizadas em lados opostos do círculo cromático. Assim, é possível escolher qualquer cor do leque e a que aparece na posição contrária será o par na combinação. Como nesse caso, em que o vermelho terroso Tamarindo foi aplicado junto ao verde Capim-de-Cheiro.

• Para combinar Cores Análogas, devemos escolher uma cor e identificar as que estão ao seu lado no círculo cromático. Assim, alcançamos uma combinação harmoniosa com tonalidades diferentes, porém na mesma luminosidade e saturação.

• Na combinação em Tríade, harmonizamos três cores que estão em distância igual dentro do círculo. Para facilitar, indicamos a formação de um triangulo com medidas iguais, assim, a combinação das cores estarão nas pontas. Como neste caso ao lado, com roxo, verde e laranja.

• Enquanto a composição monocromática, recomenda o uso da mesma cor em diferentes saturações e luminosidade.

Como escolher as nuances

Além do círculo cromático, para facilitar a escolha da cor, Suvinil desenvolveu uma forma de observar as nuances sob uma nova ótica, facilitando a jornada de pintura e de compreensão das tonalidades. Com seu novo conceito para escolha de cor, "Pra que Cor Você Quer se Abrir?", embasado em diferentes grupos de luminosidades e aspectos visuais, a marca propõe um mergulho que reforça as experiências humanas, inspira, e pode transmitir sensações aos ambientes. "Até o momento, a primeira decisão que se tomava na escolha de uma cor era pautada com base em agrupamentos por matizes, tais como Vermelhos e Roxos ou Laranjas e Amarelos. A partir de agora, com a nova proposta, a escolha será realizada por meio das sensações que as cores transmitem", explica Sylvia Gracia.

Por isso, com o novo conceito, a fabricante divide as paletas por luminosidade, como Claras e Suaves ou Acentuadas e Acolhedoras, apresentando essas percepções como foco inicial da seleção, para que, apenas depois, o consumidor possa eleger a nuance predileta dentro de cada uma dessas famílias. Como exemplo, a decisão de cor para um ambiente alegre, que transmita vivacidade, pode ser iniciada pela família de cores Intensas e Vibrantes que, é capaz de injetar energia em um espaço ou ressaltar determinado canto e superfície. Opções ideais para estampar ousadia e criatividade a qualquer local.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui