Duas décadas de sucesso

22/09/2021 - 14:09

A Koretech, empresa brasileira especializada em fitas adesivas, comemora seu 20° aniversário com expansão de suas plantas industriais, presença consolidada no mercado e novos produtos em seu portfólio

Fundada em setembro de 2001 em Barueri (SP) pelos amigos Paulo Viotto e Vicente Marchezini, a Koretech vem, ao longo de suas duas décadas, se consolidando e expandindo sua presença no mercado de fitas adesivas, ampliando suas fábricas e portfólio, mas sem perder o que julgam parte de seu sucesso: a essência familiar.

Hoje, comandada pelo experiente e profundo conhecedor do mercado, Paulo Viotto, que já acumula 40 anos de vivência no setor, e por seus filhos Bruno, Mariana e Camila, a Koretech vive sua melhor e mais próspera fase, alcançadas pelo esforço, dedicação e resiliência.   

“O projeto inicial da Koretech era ser uma empresa de comercialização de fitas adesivas, mas ainda no mesmo ano de fundação, tivemos a oportunidade de expandir nossos negócios com a aquisição de algumas máquinas manuais para a produção de fitas adesivas. Com isso, passamos rapidamente a produzir nossos próprios produtos em um galpão de 1.000 m² em Barueri”, lembra Paulo Viotto. Atualmente, o galpão ocupa uma área de 2.600 m².

Em pouco tempo, orientados pelo conhecimento e pelas oportunidades de expansão, os sócios equiparam a indústria com sua primeira máquina automática de corte de fitas adesivas, o que possibilitou a expansão de sua capacidade produtiva mensal em até 10 milhões de m², e mais adequação às demandas do mercado.

“Em 2011, fundamos em Manaus a segunda fábrica do grupo, em um espaço de 6.000 m² e com capacidade produtiva de 4 milhões de m²/mês. Três anos mais tarde, elevamos essa capacidade a 22 milhões de m²/mês com a aquisição da máquina italiana de corte 100% automatizada - primeira máquina de alta produtividade de corte e rebobinamento instalada no Brasil”, descreve Viotto.

Em 2012, com a aquisição da primeira máquina de impressão em flexografia, abriram portas para o processo de personalização de fitas e iniciaram parcerias com grandes empresas, como os Correios.

Ao longo dos anos, a Koretech investiu na renovação de seus parques industriais e adquiriu as máquinas automáticas mais modernas da América Latina, importadas da Europa e da Ásia, o que refletiu nos altos níveis de produtividade e qualidade de seus produtos, cada vez mais alinhados às exigências do mercado.

Com a aquisição de um coater (máquina de recobrimento de adesivo - cobrideira) para a planta de Manaus, em 2018, “a empresa saltou de 2% para 10% de participação de mercado”, ressalta Bruno Koretech. A verticalização do processo possibilitou ampliar a produção de 5 milhões de m²/mês para 18 milhões de m²/mês em 2020, e sua atual capacidade produtiva possibilita dobrar essa marca.

Ainda em 2018, fundaram a Korelog, um centro logístico que ocupa um espaço de 1.600 m² em Barueri, para armazenar os produtos fabricados em São Paulo e agilizar a distribuição da produção de Manaus.

Em 2020, iniciaram as exportações de jumbos para a Argentina. “São, em média, 5 contêineres por mês”, informa Bruno. “Estamos bastante otimistas com os próximos 5 anos e nossas perspectivas para a exportação incluem outros mercados da América Latina e EUA”. completa.

Mesmo diante dos muitos desafios impostos pelo setor, e até frente a uma pandemia, a Koretech conseguiu se manter firme e em expansão graças aos intensos investimentos feitos ao longo dos anos. A pandemia, aliás, serviu para reforçarem ainda mais todo o conceito de empresa familiar que já traziam, o valor de cada colaborador enquanto indivíduo, e fortalecer as parcerias entre suas equipes.

Atualmente, a empresa atua com 60% de sua capacidade produtiva e conta com 250 colaboradores, quatro vezes maior que há 2 anos. “Saltamos de um faturamento mensal de R$ 70 mil para R$ 24 milhões, ao longo dessas duas décadas, mas sabemos do potencial que a Koretech tem de aumentar ainda mais esses números” completa Paulo Viotto. Atenta às necessidades do mercado e sempre em busca inovações, até o fim de 2021, a empresa lançará novos produtos, como as fitas demarcação de solo, dupla face acrílica e crepes especiais, e outros produtos já estão em desenvolvimento para os próximos meses. “Nosso desejo em oferecer alta qualidade aos nossos clientes e solucionar seus problemas nos movimenta a sempre buscar novas e melhores opções de produtos”, finaliza Paulo Viotto.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui