Suvinil revela “Eclipse”, a cor do ano 2022

22/10/2021 - 15:10

A partir de uma pesquisa de comportamento e de tendências nacionais e globais, Suvinil Revela 2022 traz diversos caminhos de cores

A Suvinil, que está celebrando os seus 60 anos de história e apresenta, em primeira mão, seu estudo anual de tendências em cores. O Suvinil Revela 2022, assinado pelo consultor de cores da marca Michell Lott, convida brasileiros e brasileiras de todas as regiões do país a fazer uma imersão nos sentimentos que atravessam a todos neste momento singular que vivemos. Expectativa e ansiedade se misturam diante de uma possível reabertura do mundo que se aproxima depois de quase dois anos marcados por uma pandemia.

Na pesquisa de cores, foi possível notar que depois do consumidor olhar para o lar como um santuário de proteção, reclusão e cura, ele busca encarar a vida como um sonho multicolorido de possibilidades infinitas: o que foi vivenciado durante os quase dois anos de pandemia ampliou o conceito do morar, que continua se ressignificando, mas também ampliou o olhar de todos para o autoconhecimento.

Com foco nos sentimentos individuais e coletivos, o estudo escolheu eclipse como a cor do ano 2022. Incluindo a cor principal, os três grandes temas Mundo Ideal, Mundo Surreal e Mundo Digital trazem 45 tonalidades que formam a paleta de cores do estudo.

Suvinil em Eclipse

Um dos mais famosos e aguardados eventos que o céu nos oferece é o eclipse: quando ele é anunciado, esperanças são renovadas junto à promessa de uma nova era ou de novas energias. Quando o eclipse lança sobre a Terra sua sombra. É como se o tempo parasse. “Depois que o primeiro raio de luz volta a brilhar, o tempo flui novamente e todos nos sentimos renovados, como se um véu mágico houvesse transpassado nossa existência. Essa é a inspiração da cor para 2022. Eclipse é um tom de verde fresco como a grama nova, e traz a energia e a saturação que precisamos ao entrar em uma nova aventura. Ele é natural e digital ao mesmo tempo: representa a cor das algas, do lodo e das primeiras plantas que habitaram a terra, mas também traz a cor do raio laser. Ele é o verde ácido da nova geração que vai revolucionar a sociedade e repensar os nossos conceitos de bem e mal”, conta Sylvia Gracia, coordenadora de marketing - cor e conteúdo na Suvinil. A ideia é que a cor transmita a sensação de esperança um futuro melhor.

"Nosso estudo de tendências nos guia para um novo momento. Após um período de transformação intensa, estamos prontos para novas possibilidades e queremos nos sentir livres - em nossas casas, em nossas mentes e em nossos dispositivos. É isso que propomos com o estudo Suvinil Revela 2022. A nossa cor do ano, Eclipse, simboliza esse momento em que nos preparamos para viver novas experiências e traz, nesse tom de verde vivo, fresco e ácido, mas ao mesmo tempo aconchegante, a energia que precisamos para entrar numa nova aventura. Esperamos que o próximo ano nos dê uma chance de recomeço, uma chance para todos vivenciarem o Eclipse", complementa Sylvia.

Cores além das paredes

Temas das paletas Suvinil Revela 2022 trazem tonalidades que inspiram e farão parte da vida dos brasileiros no próximo ano.

"Nossa pesquisa de 2022 apontou diversos comportamentos fora da curva. Viemos de um ano atípico e, com a aproximação da liberação pós-pandemia, o sentimento é de reinauguração do mundo. Há uma euforia no ar e a expectativa é que 2022 seja um grande delírio. Por isso, a maior parte das referências que usamos vem do mundo imaginário", explica Michell Lott, consultor de cores da Suvinil. "Para o estudo atual, foram levantadas mais de três mil imagens de referência. A ideia é mapear comportamentos, tendências, estéticas e mudanças que representem o espírito do que estamos vivendo. É quase como uma tarefa de detetive para encontrar conexões entre tudo o que foi levantado. E assim como o Millennial Pink representou uma geração inteira de millenials, o verde ácido é a cor da nova geração Z. Ele simboliza desafio, ao mesmo tempo que é natural. Ele nos lembra o lodo, o musgo e as plantas, mas também é digital. Por isso, não podíamos deixar de escolhê-lo como a nossa cor do ano", completa.

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