Tintas Eucatex lança cor do Ano 2022

22/10/2021 - 15:10

Creme de Papaia é a tonalidade escolhida

Creme de Papaia, é a cor eleita pela Tintas Eucatex, em estudo multidisciplinar coordenado pela Tendere, como a Cor do Ano de 2022. A cor é inspirada nos horários em que o sol nasce e se põe, revelando o espetáculo de luzes e suas nuances coloridas, que vão do tom púrpura ao amarelo ouro intenso, passando por lilases e azuis rosáceos e, inquestionavelmente, o laranja, que em seu espectro mais claro traz essa ideia de calor, acolhimento, delicadeza e energia. Creme de Papaia remete ao universo doce de uma sobremesa tropical. Para a Tendere, a cor simboliza a força dos desejos guardados durante a pandemia e a esperança de um novo ciclo. Tem em sua base a energia do amarelo, a afetividade do vermelho e a calma dos leves traços de azul. No sentido psicológico, estimula o afeto e a comunicação, pois é acolhedora e inclusiva. Para chegar a esse resultado, o estudo conduzido por Patrícia Sant'Anna, fundadora e CVO (Chief Visionary Officer) da consultoria de tendências Tendere,  dividiu os brasileiros em quatro grupos de gosto, criando paletas específicas para cada um e analisando as mensagens que convergem com as necessidades da sociedade neste futuro próximo. Uma das características mais marcantes para 2022 é a incorporação massiva da Geração Z ao mercado consumidor brasileiro. Entre suas principais características, essa geração traz como valores o apreço genuíno pela diversidade, inclusão e sustentabilidade, além de conciliar o gosto pela tecnologia, com as conexões humanas e a natureza.

Inspirada nessa geração, uma nova forma de enxergar as tonalidades ganha mais espaço, as chamadas cor-luz ou cor-bright, que propõem uma nova forma de interagir com os pigmentos, indo além das cores opacas que predominaram nas últimas Cores do Ano.

O gerente de marketing da Tintas Eucatex, Argemiro Sanches, comenta que a cor de 2022 é um desdobramento do ano anterior. "O consumidor ficou bastante tempo em casa e agora pensa este espaço de maneira diferente, como lugar seguro, de convívio com a família, trabalho e estudo, e que passou por adaptações que irão perdurar. Aos poucos, a casa volta a se abrir, simbolizando o despertar para um novo ciclo com bastante alegria e vivacidade, que é a proposta de Creme de Papaia", finaliza Sanches.

Confira os grupos de cores complementares à Cor do Ano 2022 da Tintas Eucatex e suas características.

Ornamento Tropical

Grupo de gosto que tem como base a cultura popular, o barroco rococó brasileiro do cotidiano, caracterizado também pela opulência, exuberância e excentricidade.

Urbano Campestre

Grupo de pessoas que unem a ousadia sexy latina com o cosmopolitismo urbano de quem vive em grandes cidades. Gosta de demonstrar que é antenado às tendências globais e possuem um certo apreço pelo "vintage", como uma maneira de explicitar seu repertório cultural.

O poder da Terra

A base para este grupo de gosto é a bossa casual, que busca nos espaços em que habita, uma conexão com os materiais naturais.

Simples e direto

As pessoas que fazem parte deste grupo possuem uma construção de imagem muito consciente. Apresentam uma inclinação natural para as artes, arquitetura, design, cinema e música, e compreendem a construção e os processos de cada uma delas.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui