Tendências em cores e efeitos para 2022

19/01/2022 - 09:01

São muitas as opções para começar o ano modificando o lar

As mostras de arquitetura e decoração são um bom termômetro das tendências para os mais variados estilos e projetos. Um bom termômetro é a CasaCor, que trouxe muita cor e efeitos especiais em tetos e paredes, em produções que denotam modernidade, sem deixar de lado o aconchego. Veja o que está em alta e inspire-se nessas ideias para dar uma cara nova aos ambientes.

Efeitos mais queridos

O Efeito Especial Velvet tem um brilho suave que lembra um veludo aplicado na parede ou no teto, que dá vontade de tocar a superfície. E é por sua atração sensorial - e também por estar disponível em 210 cores - que esse vem sendo o acabamento preferido dos arquitetos, designers de interiores e paisagistas nas últimas edições da CasaCor. Combina na decoração da sala, quarto, home office ou onde mais sua imaginação permitir.

Na busca por modernidade com aconchego, nesta grande sala multifuncional reina a Cor do Ano da Coral, Melodia Suave. No teto, ela surge com o efeito exclusivo aveludado, o velvet. Nas paredes, o acabamento é fosco e divide a atenção com a tonalidade Outono Gelado na meia parede, além do Branco Minimalista nas boiseries.

Uma base neutra é uma boa opção para destacar os arranjos de quadros e objetos decorativos na parede da sala. O cinza, com suas variações é perfeito para isso - sobretudo quando aplicado com o Efeito Especial Velvet, que faz um fundo aveludado e elegante para as obras, como nesse ambiente, que utiliza a cor Véu.

Existem muitos modos de transmitir sensação de acolhimento num espaço. E, por anos, a aplicação de tecido nas paredes foi um deles. Mas o Efeito Especial Velvet traz o mesmo conforto com muito mais praticidade. No quarto, que tinha vários elementos cinza, a parede na cor terrosa (Pote de Argila) e o brilho do efeito aqueceram o ambiente. A iluminação contínua em fita de LED também ajuda, acentuando os traços cintilantes da parede e ainda destacando o volume das peças e móveis.

Se o desejo é trazer um clima contemporâneo para a casa, poucos acabamentos são tão indicados quanto o Efeito Especial Cimento Queimado. Versátil, ele rejuvenesce qualquer ambiente, seja sala, quarto, banheiro ou home office. Por isso, virou queridinho dos arquitetos, pintores, designers de interiores e paisagistas.

O acabamento cimentado verde foi muito comum em casas brasileiras até os anos 1970. Agora, o Efeito Especial Cimento Queimado da Coral apresenta novas opções de cores e o tão conhecido verde é uma delas. O toque de rusticidade do efeito, ressaltado pelo tom intenso (Jardim Vertical) parece ter trazido para dentro do quarto o frescor da natureza. A parede ganha tanto protagonismo que dispensa quadros e adornos.

Home office coloridos

Muitas casas não tem um cômodo disponível para abrigar o escritório. Observe, então, se a sala, os quartos ou mesmo um corredor mais amplo não poderiam ter uma área multiuso. Muitas vezes, as cores definem a circulação em espaços compartilhados.

Uma forma bem simples de escolher as cores para o seu home office é usar uma das sugestões de paleta do estudo global Colour Futures 2022. A pesquisa de tendência de cores e comportamento da Coral traz combinações que partem sempre da cor do ano e resultam em climas diversos para os ambientes. Neste espaço de trabalho, por exemplo, a paleta é da Casa Suave e Natural. Repare que o azul (Mergulho Sereno) é levemente acinzentado, mas ele se aquece com a tonalidade do verde escolhido (Folha de Alcachofra). A combinação transformou o pequeno corredor sob a escada em um cantinho calmo que propicia energia e concentração, ideal para quem se manterá no esquema de trabalho em casa.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui