Tintas Irajá completa 70 anos visando inovação

03/06/2022 - 17:06

Empresa renovou as embalagens e investe na linha industrial

Em maio deste ano, a Irajá completou 70 anos, em sua terceira geração. A história da empresa iniciou com a produção de sabão em pedra, massa de vidraceiro, sabão de lixívia e embalando aguarrás, querosene e thinner, entre outros produtos químicos. Alguns anos após a fundação, a Irajá iniciou a produção de tintas imobiliárias e, atualmente, oferece linha de tintas decorativas, para pintura de alvenaria, madeira e metal, com produtos nas categorias premium, standard e econômico, atendendo às Normas NBR da ABNT e em conformidade com o Programa Setorial de Qualidade da Abrafati.

A empresa está localizada no Parque Industrial em São Mateus, na Rua Forte de Rio Branco, 619, São Paulo (SP), ocupando 7.500 metros quadrados de área fabril, construída em dois andares de área produtiva e com uma capacidade de produção mensal superior a 1,5 milhões de litros de tinta.

Para chegar aos 70 anos, Carlos Paulo Kroschinsky Júnior, diretor da Irajá e mais conhecido como Cacá, descreve que investe constantemente na fábrica, nos funcionários e em matérias-primas. “Buscamos tecnologia de ponta, automação de processos e abrimos o leque para que o portfólio da empresa pudesse se tornar ainda maior, com fornecedores altamente qualificados, com certificados nacionais e internacionais, além da capacitação de funcionários. ”

Planejando o Futuro

Os 70 anos de história não acomodaram os diretores da Irajá, muito pelo contrário, são muitos os projetos realizados nos últimos anos e metas traçadas para os próximos. Em 2021, a Tintas Irajá iniciou exportação para o Mercosul (Bolívia, Chile e Paraguai).

Outra novidade foi a modernização na comunicação visual dos produtos, como descreve Cacá: “Neste ano, fizemos a mudança das nossas embalagens, deixando-as mais clean, trazendo facilidade de entendimento e inovação nos pontos de venda. A aceitação da novidade está sendo grande.”

Na linha de produtos, o investimento em pesquisa é constante. Atualmente, estão no processo de desenvolvimento de uma tinta epóxi e o lançamento está previsto para o segundo semestre deste ano. Em 2021, a empresa entrou no segmento de tinta industrial. “Estamos iniciando um investimento considerável em nossa unidade fabril, pois iniciamos após anos de pesquisa em nossa linha industrial, e logo no início do mês de julho vamos divulgar um produto com uma tecnologia alemã que será um divisor de águas na linha do epóxi”, adianta Cacá.

Construção da história

Para festejar os 70 anos, os empreendedores passaram muitos desafios e superaram todos, como lembra Carlos Paulo Kroschinsky, sócio da empresa: “Houve um período muito difícil, onde a união familiar e a junção da força de todos os funcionários fizeram a diferença. Encontrando caminhos e alternativas onde ninguém acreditava existir.”

Cáca complementa que foram dias exaustivos de trabalho. “Já ficamos ‘internados’ no chão de fábrica e laboratório para que se pudesse, com rapidez, trazer excelentes resultados à empresa, abrindo mão muitas vezes de estar com sua família.”

Ao recordar o passado, Carlos Kroschinsky, percebe que o desenvolvimento da empresa é um grande sonho realizado em conjunto. “Mais do que o tempo, toda a experiência, toda a garra e dificuldades foram superados, e o sonho que nasceu em 1952 hoje é realidade, é sinônimo de orgulho para todos nós que fazemos parte desta evolução, seja como família, funcionários, clientes, fornecedores, amigos e parceiros. Somos uma empresa sólida, sadia, unida e presente em muitos revendedores que fazem parte desta conquista que nos traz, nos dias de hoje, a grata comemoração destes 70 anos da nossa história.”

Linha do Tempo

1952 - Fundação

Fábio Kroschinsky iniciou com a produção de sabão em pedra e pasta. Também envasava querosene, aguarrás e outros produtos químicos para revenda.

1967 - Sociedade

Entram para o quadro societário da empresa os Srs. Carlos Paulo Kroschinsky e Osvaldo Luiz Kroschinsky

1994 - Expansão

A empresa coloca em prática o seu plano de expansão, iniciando a produção de uma linha mais completa de tintas imobiliárias.

2000 - Fábrica

Instalou-se no Parque Industrial, em São Mateus, onde está até hoje, ocupando uma área fabril de 6.500 m² de área construída.

2004 - Nova sociedade

No ano de 2004, sai da sociedade Osvaldo Luiz Kroschinsky e ingressam Carlos Paulo Kroschinsky Jr. e Rafael Kroschinsky.

2009 - Reconhecimento

A Indústria Química Irajá conquistou a certificação NBR ISO 9001, que atesta a conformidade da empresa segundo os requisitos da Norma de Gestão de Qualidade em Tintas.

2011 - Progresso

Iniciado um processo de redefinição do modelo de negócio, com o objetivo de conquistar patamares maiores dentro do mercado de Tintas Decorativas. Para isso, teve inicío uma série de investimentos em seu parque fabril, em equipamentos, processos e recursos humanos.

2013 - Investimento

Entrou com processo de homologação no Programa Setorial de Qualidade da Abrafati.

2022 - Atualmente

A Irajá oferece portfólio de produtos da linha decorativa, para pintura de alvenaria, madeira e metal, com produtos nas categorias premium, standard e econômico, atendendo as Normas NBR da ABNT e em conformidade com o Programa Coatings Care. Completa 70 anos e entra no mercado de tinta industrial.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui