Paleta Pantanal: Suvinil homenageia riquezas e cultura nacional

15/06/2022 - 13:06

Coleção assinada em parceria com o Ateliê Brasileiro Mattricaria apresenta 10 tonalidades da região

As cores estão presentes em diferentes aspectos da vida e são protagonistas em manifestações únicas, como arte, cultura, moda, cinema, dança, teatro e outras tantas intervenções comportamentais e humanas. Baseada neste forte impacto das nuances do senso criativo, a Suvinil apresenta a paleta Pantanal, curadoria de 10 tonalidades para a coleção 'Brasil Em Cores'.

Resultado de uma concepção colaborativa com o Ateliê Mattricaria, "Brasil Em Cores" é uma cocriação inspirada nas pesquisas sobre plantas tintoriais do Brasil. A parceria transformou este conhecimento de saberes, culturas e histórias em pura inspiração. Tudo isso, em uma homenagem ao Brasil, com objetivo de expandir o olhar das pessoas sobre suas origens, ampliando as possibilidades de harmonizações acerca das tonalidades.

"O estudo traz seis paletas de cores, divididas com base nos biomas que o Brasil apresenta. Com isso, conseguimos contar histórias regionais por meio das cores que representam cada território. E com Pantanal não foi diferente: os tons escolhidos refletem as características da região, bem como seus rios, vegetação, tonalidades, matérias-primas, texturas e cultura como um todo", explica Sylvia Gracia, coordenadora de marketing cor e Conteúdo na Suvinil.

Pantanal

Nesta conexão que reúne cor, territórios e expressão artística, a paleta Pantanal, composta por: Vento Gélido, Granito, Favo de Mel, Terra Arada, Nanquim, Patativa, Hêna, Bordô, Sândalo Caule, derivadas de plantas tintoriais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estados do Centro-Oeste que compõem a região, reflete a cultura do território, com todas as suas particularidades."Uma das combinações recebe o nome de Vitória-Régia, planta aquática que produz a maior flor das américas e que tem forte presença no Pantanal, em razão de ser uma planície inundada", conta a pesquisadora e entusiasta das cores Maibe Maroccolo, do Ateliê Mattricaria. "Com a nossa pesquisa sobre plantas tintoriais, conseguimos extrair os pigmentos grafite e chumbo, representados por Nanquim Patativa".

Já Eucalipto, um gênero de planta que está presente no Brasil inteiro, inclusive no território pantaneiro, apesar de ser nativo da Austrália, também faz parte da paleta, o que reforça a amplitude de nossa biodiversidade vegetal, considerada a maior do planeta. As combinações também formam a espécie Alcaçuz, de onde saem muitos doces, pois através dela é possível extrair açúcar; além de Aroeira, que é uma árvore forte, muito utilizada na fabricação de móveis; e a Imburana, planta medicinal muito empregada por meio da extração de seu óleo e com o chá de sua casca, considerado um tônico cicatrizante.

Combinação de Cores

O time de especialistas da marca também aponta algumas sugestões de combinação com as cores da paleta, como no caso do projeto acima assinado por Nicholas Oher e Paloma Bresolin, da OHMA, e que foi desenvolvido para mãe e filho nascidos em Cuiabá, capital do Mato Grosso. O espaço reúne as principais referências pautadas nas vivências e cultura local, com cores que expressam as riquezas regionais, destacando: barro, sol, águas, fauna e flora.

"Poder trazer cores dessa paleta em nosso projeto foi gratificante, pois os tons dizem muito sobre os elementos do Pantanal, como o barro mais avermelhado, e rios mais escuros, que puxam para uma nuance mais fria", conta Nicholas. "Favo de Mel, por ser uma cor calorosa e terrosa, ganha destaque nesse projeto que realizamos". Para contrastar e trazer equilíbrio para o espaço, foram usadas Vento Gélido e Granito, que também transmitem sensação de conforto, solidez e bem-estar. Para chegar nesse resultado, os profissionais da OHMA também se basearam em questões mais literais, que pudessem expressar a personalidade da mãe e do filho. "As cores calorosas representam a mãe, que pediu para que fosse criada uma harmonia mais quente em todo o projeto, reforçando a importância da maternidade, já os tons mais frios, que permeiam entre o cinza claro e escuro, dizem sobre o filho, Conrado", conta Nicholas. Além disso, elementos como o espelho, que traz o desenho do fruto do caju, típico da região do Mato Grosso, o linho, um tecido natural que está presente nas almofadas e objetos de barro e de palha, colaboram para a harmonização dessa atmosfera.

A Suvinil baseia suas criações em movimentos da sociedade e na busca de seus consumidores, identificando rotas comportamentais ligadas ao momento. Sylvia acredita que a transformação está totalmente conectada ao conhecimento, e que com a paleta Pantanal, assim como as outras exploradas em "Brasil Em Cores", ressaltamos as riquezas do nosso país e de suas regiões tão diversas.

Para a marca de tintas, o estudo trata-se de uma coleção perene, que estará disponível por tempo ilimitado para que todos possam conhecê-la e usá-la de forma livre, espontânea e autônoma, compondo harmonizações, redescobrindo territórios brasileiros e vivenciando essa diversidade tão rica e plural. "A coleção é uma forma das pessoas terem um novo olhar sobre cores já conhecidas e suas possibilidades de combinações para cada paleta, como a do Pantanal", finaliza Sylvia.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui