Suvinil lança Paleta Cerrado com cores inspiradas no segundo maior patrimônio natural do Brasil

18/07/2022 - 12:07

Projeto assinado em parceria com o Ateliê Brasileiro Mattricaria conta com 10 tonalidades

Originada da coleção Brasil em Cores, em uma co-criação com Ateliê Mattricaria, a Suvinil apresenta a Paleta Cerrado, com 10 tonalidades que representam a diversidade de um dos maiores territórios brasileiros. Os cinco elementos principais que caracterizam o bioma - Barbatimão; Pequizeiro; Sucupira; Cajueiro e Jatobá - se dividem em uma curadoria de cores diversas, como: Árvore dos Sonhos, Saia Justa, Sisal, Lentilha, Bodega, Gaita, Tamarindo, Ferrugem, Castanha Portuguesa e Cravo-da-Índia.

Com o objetivo de levar a identidade cultural e representatividade do Cerrado para dentro dos lares e ambientes brasileiros, a coleção “Brasil Em Cores” é uma edição exclusiva com seis paletas inspiradas em cada território nacional. Na Paleta Cerrado, os neutros são predominantes, porém suas cores são mais pigmentadas, dando a essa neutralidade mais personalidade. Além disso, os tons que a compõem são ideais para tingir um ambiente inteiro ou fazer uma combinação em cores opostas.

“Buscamos contar histórias regionais por meio das cores que representam cada território brasileiro. Na paleta Cerrado, os tons escolhidos refletem as características diversas do território que é considerado o segundo maior do país, com suas savanas, florestas e campos”, explica Sylvia Gracia, coordenadora de marketing - cor e conteúdo na Suvinil.

Para Maibe Maroccolo, pesquisadora e criadora do ateliê Mattricaria e da coleção Brasil em Cores em parceria com a Suvinil, o Barbatimão - conhecido também como barba-de-timão - pode ser eleito como o principal elemento da paleta. Espécie nativa e endêmica do Cerrado brasileiro, é conhecido pelas comunidades rurais devido ao seu alto teor medicinal, com cascas de ações anti-inflamatórias utilizadas frequentemente em chás. Artesanalmente, as cascas são utilizadas também para o curtimento de couro.

“O Barbatimão é uma árvore de porte médio, de caule e ramos tortuosos, revestidos de pouca folhagem. As cascas resultam em extratos vegetais de cores rosadas que vão de tonalidades leves a intensas. Corante rico em tanino, produz cores duradouras e, adicionando soluções ferrosas à sua mistura é possível obter tonalidades de lilás e roxo”, explica Maibe.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui