Programa social possibilita que mulheres em situação de vulnerabilidade se tornem pintoras profissionais

08/03/2024 - 16:03

Assim como em muitos setores da economia, o setor de construção civil ainda conta com poucas mulheres trabalhando em áreas como a de pintura imobiliária, tanto comerciais como residenciais. A AkzoNobel, por meio da sua marca de tintas decorativas Coral, está à frente do programa Coral Mulheres na Cor para oferecer capacitação e preparar mulheres em situação de vulnerabilidade para atuarem no mercado de trabalho, dando a oportunidade de trilharem novos caminhos em suas vidas.

A iniciativa se soma a outras ações da marca que capacita pintores e pintoras o ano inteiro, em todo o Brasil. Em 2023, foram mais de 50 mil profissionais que participaram de cursos presenciais pela Academia Coral e mais de 65 mil treinamentos online. Ao todo, foram contabilizadas 123 mil visualizações de aulas, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. A plataforma Academia Coral oferece mais de 200 cursos on-line sobre produtos, aplicação, segurança e habilidades para desenvolvimento pessoal e de negócios.

Uma vez formadas, as mulheres do Coral Mulheres na Cor têm oportunidade de realizar entrevistas junto aos parceiros de empregabilidade da Coral para uma possível colocação no mercado, em empresas de construção civil, reformas ou pintura. Da primeira turma, que contou com 14 formandas, 12 seguem atuando no mercado como pintoras profissionais.

Durante quinze semanas, as mulheres selecionadas para o Coral Mulheres na Cor têm acesso a conhecimentos 360º sobre pintura, totalizando mais de 220 horas. Além do Curso de Formação de Pintor de Obra, no SENAI Tatuapé, o projeto agrega palestras, rodas de conversas, mentorias e especializações promovidas pelas empresas parceiras. Outras 16 horas são dedicadas ao desenvolvimento das chamadas ‘soft skills’, importantes para a inserção no mercado de trabalho, e seminários para construírem a sua visão de futuro. São cerca de 20 horas de treinamento na Academia Coral, aprendendo sobre cores e tendências, equipamentos e produtos, aplicação de efeitos e tecnologias. Ao longo desse período, as aprendizes contam com o suporte de pintores e pintoras profissionais, embaixadores de cada turma.

No decorrer do curso, as participantes receberam bolsa-auxílio, transporte, alimentação, uniforme e EPIs custeados pelas companhias apoiadoras. Além disso, todas as formandas ganharam um kit de ferramentas manuais e elétricas, especialmente significativo para as que decidirem seguir a jornada profissional como autônomas, com suporte para criar seus perfis e se juntarem à chamada Páginas Coloridas, plataforma digital que conecta consumidores que estão na jornada de pintura à profissionais de qualidade e confiança indicados pela Coral. Originalmente, além das duas turmas de tintas decorativas, o projeto já realizou uma edição, em 2021, com foco em repintura automotiva.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui