Galo Cidadão Ecológico do Carnaval do Recife 2025 trará mensagens de inclusão social e respeito ao meio ambiente

28/02/2025 - 13:02

As novidades e representações da gigantesca obra do Galo da Madrugada sempre são muito aguardadas pelo povo pernambucano. No Carnaval 2025 do Recife, o tema é Galo Cidadão Ecológico e ele brilhará na Ponte Duarte Coelho com impressionantes 32 metros de altura, cinco a mais do que nos anos anteriores.

A escultura, totalmente reciclável, traz mensagens de inclusão social e respeito ao meio ambiente, reverenciando o rico patrimônio cultural de Pernambuco.

Criada pelo multiartista Leopoldo Nóbrega e pela designer e produtora executiva Germana Xavier, a alegoria tem previsão de ser erguida no dia 26 de fevereiro, às 19h, e ficar exposta até o dia 9 de março, domingo após a Quarta-feira de Cinzas.

Pelo terceiro ano consecutivo, a grandiosa obra conta com o patrocínio da Coral, que forneceu 750 litros de tinta base água para dar mais colorido à escultura. O apoio da iniciativa, que valoriza a revitalização urbana por meio da cor, fortalece ainda mais o conceito de sustentabilidade e expressão artística no Carnaval do Recife. “A alegoria do Galo sempre nos surpreende com processos criativos inovadores e o uso de materiais alternativos para a composição dessa que é uma das mais icônicas manifestações culturais de Pernambuco e do Brasil. Ficamos muito felizes em novamente participar dessa grande festa e apoiar o maior bloco de Carnaval do mundo”, comenta Tamara Lacivita de Goes, gerente de marketing Brasil de Tintas Decorativas da AkzoNobel, fabricante da Coral, sobre o apoio ao Galo Criativo.

A paleta de cores do Galo é vibrante e cheia de simbolismo, inspirada na bandeira de Pernambuco, no frevo e na exuberância dos jardins urbanos. Esse ano foram utilizados como base lonas de outdoor, materiais vinílicos e garrafas pet. Tudo pintado com tinta acrílica. Entre os tons utilizados estão Hibisco, Vitamina de Morango, Romã Intensa, Deus Sol, Purê de Cenoura, Estrela Ardente, Limão Cítrico, Trevo Irlandês, Quintal de Vó, Íris Rosa e Rosa Carnaval. Cada cor tem seu espaço especial na obra:

Crista e bico: receberam um acabamento com Romã Intensa e um tom dourado especial em homenagem ao cantor Marrom Brasileiro.

Corpo do Galo: composto por mais de 10mil garrafas PET, foi pintado internamente e externamente com uma mistura de Deus Sol, Estrela Ardente e Vitamina de Morango, criando um efeito vibrante e carnavalesco.

Cauda do Galo: destacada por padrões geométricos com Hibisco e Purê de Cenoura, reforçando a dinâmica visual.

Asas do Galo: pintadas de Trevo Irlandês e Limão Cítrico, em alusão à natureza e à inclusão da população neurodivergente.

Jardim Upcycle na base do Galo: confeccionado com materiais reciclados, suas flores receberam tons de Íris Rosa, Rosa Carnaval e Quintal de Vó, trazendo um toque lúdico e harmônico ao cenário. Os jardins de Burle Marx foram inspiração e ponto de partida para a sintonia com a natureza e a exuberância das cores da flora pernambucana.

O processo de confecção mobilizou diretamente cerca de 30 profissionais do Espaço Multicultural Arte Plenna e do Ateliê Leopoldo Nóbrega, entre cenotécnicos, artesãos e artistas plásticos. Ao longo de três meses, mais de 150 pessoas participaram das diversas etapas, desde a estruturação até a instalação final. A pintura detalhada, realizada com as tintas fornecidas pelo Movimento Tudo de Cor da Coral garantiu um acabamento vibrante e expressivo, destacando os tons que remetem às belezas naturais e às cores típicas do frevo.

Além de ser um dos maiores símbolos do Carnaval do Recife, o Galo Cidadão Ecológico se firma como a maior obra de arte ecológica do Carnaval brasileiro. Todas as etapas de construção estão sendo rastreadas para compensação de crédito de carbono, marcando um compromisso histórico no contexto da COP 30 no Brasil. Com o apoio da Coral, o Galo da Madrugada 2025 reafirma o poder da arte como ferramenta de inclusão, consciência ambiental e valorização cultural. O Gigante do Carnaval está preparado para reinar mais uma vez, levando cor, sustentabilidade e diversidade para as ruas do Recife.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui