Para a terceira edição da Haus Decor Show, a Tintas Iquine aposta na conexão entre cor, arte e arquitetura. Com o intuito de promover um diálogo sobre como a cor pode ser um instrumento de inspiração nas artes visuais para arquitetos e designers, a empresa tem em seu stand exposições de artistas plásticos e uma programação de talks, reforçando o seu compromisso com a valorização da cultura nacional.
Entre as exposições, a Iquine faz uma releitura da obra do pernambucano Lula Cardoso Ayres, pioneiro do modernismo no Brasil, trazendo uma homenagem a tradição artística do país. Obras dos artistas Laura Pascoal e Gabriel Petribú também irão compor as novidades deste ano representando a contemporaneidade e utilizando a cor como fio condutor de suas criações.
Segundo a gerente de marketing e inovação da Iquine, Magaly Marinho, a cor, um dos elementos fundamentais da pintura, transcende a tela e se torna um poderoso instrumento na arquitetura "Para nós, a cor é um elemento essencial na construção de ambientes com personalidade, e essa é uma oportunidade única para inspirar profissionais e consumidores, mostrando como a tinta pode transformar espaços, influenciado percepções, emoções e trazendo identidade visual", destaca.
A curadoria das exposições ficou a cargo do produtor do Art PE, Diogo Viana, responsável por solucionar nomes que dialogam diretamente com a proposta da marca.
Além da experiência visual, a Iquine promove uma programação de talks nos dias 12 e 13 de março, abordando temas que conectam cor, arte, arquitetura e design. As conversas contarão com especialistas que irão aprofundar o debate sobre o impacto da cor nos espaços e sua influência na criatividade e no bem-estar.
Com um stand inspirado nas paletas da Cor do Ano de 2025, a Iquine busca explorar a influência das cores nas artes visuais como fonte de inspiração para arquitetos e designers de interiores, evidenciando o impacto na criação de atmosferas e na comunicação simbólica dos projetos.
"Materializando esse conceito da arte e da cor como fio condutor e elemento central da nossa conversa, trouxemos ao stand artistas que utilizam a cor como base de suas obras, além de talks com arquitetos e especialistas, promovendo reflexões sobre a interseção entre esses universos. Afinal, a arquitetura vai além da construção - é também arte em sua forma mais habitável", conta Magaly." O stand da Iquine é um convite à contemplação e à experiência sensorial, apresentando módulos inspiradores que destacam a cor do ano, nossos principais produtos em ambientes instagramáveis e uma experiência imersiva.
Confira a Programação dos Talks:
Talk 1 - dia 12/03, às 13h.
Tema - Cor: harmonia no exagero
Debatedores: Laura Pascoal - @lauradpascoal e Marcelo Salum - @marcelosalum
Mediador: Diogo Viana - @diogoviana_arquiteto
Talk 2 - dia 12/03, às 15h
Tema - Perspectiva sensorial através da cor, na arte e arquitetura
Debatedores: Gabriel Petribú - @gabrielpetribu e Catia Maiello - @catiamaiello
Mediador: Diogo Viana - @diogoviana_arquiteto
Talk 3 - dia 13/03, às 13h
Tema - Cor e manifestações regionais
Debatedores: José Marconi - @marconi.design e Cristiani Guessi - @crisguessi.
Mediadora: Ana Paula de Assis - @anapauladeassis_
Talk 4 - dia 13/03, às 15h
Tema - Dos sinais à cartela de cores
Debatedoras: Natali Kaupa e Paula Csillag
Mediadora: Magaly Marinho