Com a chegada da primavera e, logo em seguida, do verão, inicia-se o período mais chuvoso em grande parte do Brasil. As precipitações mais intensas e a umidade nessa época costumam expor fragilidades em construções que não receberam a manutenção preventiva adequada. Problemas como infiltração, mofo, goteiras e até comprometimento de estruturas tornam-se mais frequentes nessas estações.
Para evitar prejuízos e danos, a recomendação de especialistas do setor da construção civil é adotar soluções preventivas, desde cuidados simples, como a limpeza de calhas, até o uso de impermeabilizantes adequados. Cada espaço requer uma atenção específica, e a escolha correta dos materiais pode fazer diferença no desempenho da obra ou reforma.
"Tratar a impermeabilização como um custo secundário é um erro que se paga caro. Muitas vezes, o valor que se deixa de investir em materiais adequados retornam multiplicado na forma de infiltrações ou até mesmo problemas maiores. A impermeabilização deve ser planejada desde o início do projeto, garantindo a segurança de todos" afirma o engenheiro Cesar Serafim, Gerente Técnico, da Viapol.
Diante disso, o executivo lista alguns produtos que devem ser utilizados em diferentes situações para evitar problemas durantes os tempos chuvosos. Confira:
Impermeabilizantes em geral
A impermeabilização é uma das etapas mais importantes para garantir a segurança e durabilidade das construções. Existem produtos específicos para cada necessidade: alguns são indicados para áreas molhadas, como banheiros e cozinhas; outros para lajes e coberturas expostas; e há também versões mais resistentes, ideais para piscinas e reservatórios, ambientes que precisam suportar maior pressão da água.
Produtos para reparo
Em situações onde o problema é apenas umidade, mofo e bolor nas paredes internas ou externas, é possível utilizar impermeabilizantes voltados para o reparo. Além disso, é importante investigar a origem do problema para evitar a repetição do problema.
Fita impermeável
Em caso de goteiras causadas por telhas danificadas, o problema pode ser resolvido com fitas impermeáveis de fácil aplicação. Elas também podem ser aplicadas em rufos, calhas metálicas, dutos de ventilação de ar-condicionado e outras situações.
Tintas impermeabilizantes
Por fim, para a pintura de ambientes expostos como fachadas, o ideal é utilizar tintas impermeabilizantes, pois elas garantem a proteção contra intempéries ao mesmo tempo que oferecem acabamento estético.



