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da Sherwin-Williams Divisão Automotiva.
Paulo Norcia, gerente de negócios da
Stardur, salienta que a aplicação de tinta
em plásticos se difere da pintura normal
devido à sensibilidade dos substratos
plásticos. “Os substratos plásticos são
materiais que, na maioria das vezes, não
suportam temperaturas acima de 80°C,
além de serem passíveis de deformações
quando colocados na estufa. Por essa
razão, há necessidade de promotor de
aderência e primers.”
Para a Valspar este é um segmento que
exige, a cada dia, tecnologias mais espe-
cífcas e a empresa está preparada para
atender a esse mercado com sistemas de
complementos e de pinturas. “Por serem
substratos diferentes, plástico e metal, há
uma exigência de tecnologias diferentes.
O desenvolvimento de cores e a tecnolo-
gia empregada na tinta para plástico se
diferem da aplicação no metal, por isso o
desenvolvimento dos produtos é funda-
mental para a qualidade dos mesmos”,
acredita Carlos Moraes, diretor comercial
de repintura automotiva para América do
Sul da Valspar.
De forma didática, a PPG destaca quatro
importantes fatores que diferenciam
a pintura entre materiais metálicos e
plásticos.  São eles: tensão superfcial (os
materiais plásticos são substratos com
pouca tensão superfcial, ou seja, uma das
principais difculdades para promoção de
aderência; fexibilidade (os plásticos po-
dem ser rígidos, semi-rígidos ou fexíveis,
e é de suma importância que o sistema de
pintura considere essa característica do
material para a obtenção de um acaba-
mento com qualidade e durabilidade;
sensibilidade (a solventes - determinados
tipos de plásticos não possuem resistência
a alguns solventes comumente utilizados
pela indústria de tintas, fato que deve
ser considerado antes da escolha do
acabamento, pois o ataque do solvente
pode conduzir a redução da resistência
mecânica, formação de fssuras, redução
da elasticidade a frio, deformações ou
rachaduras posteriores; limpeza (no pro-
cesso de fabricação do material plástico
são utilizados agentes
lubrifcantes ou desmoldantes que atuam
como repelentes ao acabamento. “Devido
a isso, a limpeza desses materiais deve
ser muito bem executada, conforme as
recomendações do fabricante de tintas,
para evitar problemas de aderência ou
aspecto”, conclui o coordenador de ma-
rketing da empresa, Vinícius Ravalia.
Avanços e vantagens
A tendência no segmento de pintura para
plástico é de crescimento e desenvolvimen-
to de produtos, ou seja, a expectativa é que
esse mercado siga em plena expansão e
ampliando sua participação no mercado
automobilístico, pois cada vez mais os
metais dão lugar ao plástico na fabrica-
ção de veículos. Essa crescente utilização
na indústria automotiva traz vantagens
em diferentes aspectos da produção das
montadoras e reparadoras de veículos.
“Podemos citar a redução de peso nos
veículos e facilidade da substituição de
peças que, alinhadas aos novos sistemas
de pintura oferecidos, conferem uma maior
produtividade ao reparador”, cita o ge-
rente de produto do negócio de repintura
automotiva da BASF, Andrea Orlandi. 
Um importante avanço nessa área é o uso
de primers condutivos, já que possibili-
tou a pintura de plásticos com processo
eletrostático, situação que, há algum
tempo era possível somente em metais.
“Com isso, é possível perceber redu-
ções signifcativas no consumo de tinta,
além dos benefícios ecológicos, como a
diminuição do volume de borra gerado na
pintura. Pintar plástico usando processo
eletrostático também facilita a automação
das linhas de pintura, além da eliminação
da famagem em pintura de peças em
polipropileno, graças ao uso de primers
especiais, importante fator para a redução
de alguns gastos da planta no processo
de pintura”, considera Selma Mendonça,
gerente de conta de tintas para plástico
automotivo da DuPont.
Para Ravalia, da PPG, o principal avanço é
o uso de nanotecnologia para formulação
de sistemas para promoção de aderência
em todos os tipos de materiais plásticos
utilizados na indústria automobilística e
sistemas completos trazendo soluções
desde a limpeza até o acabamento do
plástico. “Entre as principais vantagens
estão limpeza fácil e rápida, sem neces-
sitar de produtos ou materiais adicionais,
o uso universal sobre todos os substratos
plásticos automotivos, o processo simples
e fácil em três etapas e velocidade, prati-
cidade e qualidade com o uso do sistema
completo e promotor de aderência em
spray”, completa.
Já a Stardur destaca a tecnologia solúvel
em água, que já é uma realidade nesse