Page 6 - 105

This is a SEO version of 105. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »
6
tintaS econômicas
Cresce no Brasil o mercado de tintas econômicas. A franca expansão se
dá, neste momento, por fatores ligados diretamente à estabilidade eco-
nômica e à recuperação dos investimentos em construção civil e refor-
ma, que elevam o potencial de consumo no segmento de tintas. Além
de questões monetárias, o consumidor está cada dia mais informado e
exigente para reconhecer produtos com maior custo/benefício nas prate-
leiras, principalmente porque na fase de acabamento da obra se torna ne-
cessário ganhar fôlego, e as tintas econômicas passam a ser uma grande
e vantajosa opção de consumo.
A normatização no segmento de tintas no País, por meio do Programa Se-
torial da Qualidade, coordenado pela Abrafati (Associação Brasileira dos
Fabricantes de Tintas), vem para garantir o reconhecimento nacional de
desempenho e qualidade dos produtos no mercado e aumenta a confabi-
lidade dos clientes de tintas nos padrões premium,
standard e econômico. O programa, em benefício
do mercado consumidor, também assegura a leal-
dade na concorrência, fazendo com que todas as
empresas participantes estejam em conformidade
com as normas brasileiras e técnicas.
Outros fatores importantes para o crescimento
do consumo nesse segmento são o aumento
gradativo do poder de compra
das classes C e D e o surgimento
de pequenos e médios fabrican-
tes, que trouxeram muitas op-
ções de marcas e produtos, tor-
nando possível o acesso popular
à pintura decorativa.
Diante de tal potencial, as indús-
trias investem em diferentes tec-
nologias para oferecer ao merca-
do tintas de excelente padrão com
Cores mais populares
A procura por tintas de valores acessíveis é uma tendência atualmente no País, com indicações claras de que
não basta apenas vender barato, é preciso ter preços competitivos e atender aos padrões de qualidade exigi-
dos pelo mercado para alcançar sucesso nesse segmento.
preços mais competitivos, e alcançar esse público satisfazendo às suas
necessidades com produtos mais adequados. “São grandes os investi-
mentos que os players do mercado realizaram nas linhas econômicas nos
últimos anos por meio de lançamentos de tonalidades mais intensas, ca-
racterística comum da linha premium, com catálogos e maior comunica-
ção dirigida”, destacaValter Bispo, gerente de produtos daTintas Eucatex.
Custo/Benefício
Para algumas empresas, o custo/benefício das tintas econômicas depende
muito da necessidade de quem vai consumir. “Atualmente a relação de
vendas de tintas econômicas e standard é de cerca de 70%, contra 30%
de tinta premium, o que signifca que esse é o segmento que mais cresce,
porém cada tinta tem seu público e um limite de resistência, atendendo à