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A Suvinil comemora a cada ano boas práticas e resultados positivos.
Líder de mercado, a marca foi adquirida em 1969 pela BASF, que
estava entrando no ramo de tintas globalmente e precisava ganhar
forças em diferentes mercados.
De acordo com Eugênio Luporini Neto, vice-presidente de tintas imo-
biliárias e repintura automotiva para a América do Sul da Suvinil,
desde então, foram anos de trabalhos desenvolvidos e, hoje, para
sustentar sua posição de liderança com 60%de participação no seg-
mento premium, a Suvinil tem uma estratégia de negócio consisten-
te, pautada em pilares como relacionamento com clientes, inovação
e forte investimento na marca. “Suas fábricas estão instaladas em
São Bernardo do Campo (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE) e pro-
duzem uma completa linha de produtos constituída por látex PVA,
acrílicos, esmaltes, vernizes, epóxi e complementos para pintura. Seu
portfólio atende todo o mercado nacional, além de já ser exportado
para países como Paraguai,Venezuela, Cuba, Bolívia e alguns países
da África”, destaca o executivo que está desde janeiro de 2011 à frente da vice-presidência.
Luporini Neto é graduado emAdministração de Empresas pela Fundação GetúlioVargas e completou sua formação comMBA pelo Ibmec. Com vasta expe-
riência profissional no mercado de varejo, já passou por empresas como Pfizer Inc e Procter&Gamble. Ingressou na companhia como gerente de marketing
para tintas imobiliárias em 2006, com a responsabilidade de reforçar a estratégia de marketing e mídia da marca Suvinil no mercado brasileiro. Em 2007,
Luporini assumiu a diretoria de marketing, dando continuidade ao trabalho de planejamento estratégico da marca.
Confira, a seguir, a entrevista com o executivo da BASF Suvinil.
entrevista
Por Nany Cardoso
EM BUSCA DE INOVAÇÕES
O reflexo de novidades, profissionais e condutas que valorizam constantemente uma marca
Eugênio Luporini Neto, vice-presidente de tintas imobiliárias e repintura
automotiva para a América do Sul da Suvinil
REVISTA LOJAS: COM O CRESCIMENTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS
INDÚSTRIAS DE TINTAS,A SUVINIL AINDA SE MANTÉM NOTOPO?
EUGÊNIO LUPORINI:
Sim, a Suvinil é a marca líder no segmento premium
de tintas imobiliárias. Para sustentar sua posição de liderança com 60%
de participação no segmento premium, a Suvinil tem uma estratégia
de negócio consistente, pautada em pilares como relacionamento com
clientes, inovação e forte investimento na marca. Suas fábricas estão
instaladas em São Bernardo do Campo (SP) e Jaboatão dos Guararapes
(PE), e produzem uma completa linha de produtos constituída por látex
PVA, acrílicos, esmaltes, vernizes, epóxi e complementos para pintura. Seu
portfólio atende todo o mercado nacional, além de já ser exportado para
países como Paraguai,Venezuela, Cuba, Bolívia e alguns países da África.
REVISTA LOJAS:A INOVAÇÃO SEMPRE FOI UMA MARCA DA SUVINIL.
EMTEMPOS DE COMPETITIVIDADE, COMO O SENHORAVALIA ESSA
QUESTÃO?
EUGÊNIO LUPORINI:
A inovação permeia todo o processo da Suvinil, con-
siderando não apenas produtos, mas processos e novas tecnologias. Tudo
começa com um intenso e direcionado trabalho de geração de ideias. Esse
processo, coordenado por uma área especificamente dedicada à gestão
de inovação, envolve todos os níveis da empresa.A partir daí, os cola-
boradores enviam essas ideias, que são classificadas dentro de critérios,