Page 32 - 123

Basic HTML Version

indústria
32
Por Nany Cardoso
Irajá comemora aniversário e apresenta nova identidade
Marca completa 60 anos de história e destaca nova frente em ritmo de inovação,
modernidade e investimentos
Estabelecida e formada em 24 de maio de 1952, a Indústria Quí-
mica Irajá iniciou suas atividades com a produção de sabão em
pedra, pasta e esmalte sintético, e também envasava querosene,
aguarrás para revenda, além de outros produtos químicos.
Decorridos dois anos desde a fundação, em meados de 1958 am-
pliou seu portfólio de produtos com óleo de linhaça, thinner e ou-
tros produtos para revenda.
Em 1967 e 1968, Carlos Paulo Kroschinsky e Oswaldo Luiz Kros-
chinsky, respectivamente, começam a fazer parte do quadro so-
cietário.
No ano de 1994 a empresa coloca em prática seu plano de ex-
pansão e deixa de trabalhar como revenda e inicia a produção
de tintas imobiliárias. Em setembro de 2000 instala-se no Parque
Industrial em São Mateus, mais precisamente na Rua Forte de Rio
Branco, 619, onde está até hoje, com uma fábrica de 6500 metros
de área construída, com capacidade de produção de 3 milhões de
litros/mês e totalmente informatizada.
Em 2009, a Irajá conquistou a certificação NBR ISO 9001, que ates-
ta a conformidade da empresa segundo os requisitos da norma de
Gestão de Qualidade em Tintas, que foi ratificada em novembro de
2010 com a conquista do Certificado de Qualidade da Associação
Brasileira dos Fabricantes de Tintas – Abrafati, atendendo as con-
formidades do PBQP-H.
De acordo com o presidente proprietário, Carlos Paulo Kroschinsk,
desde o princípio, a Irajá tem como premissa básica seguir os mais
rígidos e avançados controles de qualidade e segurança, com res-
peito ao meio ambiente.
Hoje, com 60 anos completos de existência, a Irajá tem como ges-
tores Carlos Paulo Kroschinsky, presidente e proprietário, e seus fi-
lhos Carlos Paulo Kroschinsky Jr., diretor executivo, e Rafa-
el Kroschinsky, diretor comercial. Desde 2010,a direção da
empresa decidiu percorrer novos caminhos. Iniciou um pro-
cesso de profissionalização e redefinição do seu modelo de
negócio, com o objetivo de conquistar patamares maiores
dentro do mercado de tintas decorativas. Para isso, iniciou
uma série de inovações, infra estruturase investimentos em
seu parque fabril, com equipamentos, processos e recursos
humanos.
Segundo seu presidente, não é em vão que hoje a Irajá
completa 60 anos de história e tradição. “Credito grande
parte dessa trajetória vitoriosa aos profissionais que têm se
dedicado à qualidade dos produtos e aos resultados pro-