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No caso do varejo, muitos revendedores, acer-
tadamente, adotaram o sistema tintométrico
como principal ferramenta de venda de cores,
diminuindo substancialmente o estoque de
cores prontas, de baixo giro, o que proporcio-
nou usufruir de todos os benefícios oferecidos
pelo sistema: maior oferta de cores, maior va-
lor agregado na venda,menor estoque de pro-
dutos de baixo giro, menor custo financeiro e
capital de giro envolvido e menor quantidade
de produtos com problemas de data de venci-
mento”, analisa Campéas.
O precursor do sistema tintométrico no Bra-
sil expõe ainda que o parque de máquinas,
principalmente procedente dos maiores fa-
bricantes de tinta, pioneiros no lançamento
do sistema, vem mantendo forte reposição.
“Estão sendo trocadas máquinas já obsole-
tas por equipamentos mais modernos, mais
compactos e com mais recursos e, em parale-
lo, ocorrem mudanças nos modelos e formas
de manutenção de máquinas, seja preventiva
ou corretiva. O lançamento foi concomitante
entre Brasil, Uruguai, Argentina e Bolívia. Na
época, foi agraciado com o primeiro Prêmio
Top de Marketing do Setor de Tintas pela “es-
tratégia de lançamento e inovação”, finaliza.
FABRICANTES,REVENDEDORESEDISTRIBUIDORESDESISTEMASTINTOMÉTRICOS
TINTAS ALESSI
A Tintas Alessi, no segmento de
sistemas tintométricos, trabalha
com o Alessi Sistema Cores, que
utiliza as principais marcas de
equipamentos tintométricos e
software do mercado, oferecen-
do aos clientes, profissionais e
consumidores tecnologia e per-
formance dos produtos e cores.
“Atualmente disponibilizamos
uma coleção de mais de 5 mil cores entre próprias e personalizadas. O
mercado brasileiro conta com cerca de 110mil pontos de venda de tinta e
possui cerca de 24 mil equipamentos tintométricos.Atualmente o merca-
do de equipamentos tintométricos encontra-semuito aquecido, tanto que
nos últimos cinco anos vêm contando com um número cada vez maior
de empresas investindo no segmento e
assim tornando-o mais competitivo. Para
o ano de 2013 o segmento estima um
crescimento em torno de 15% e deverá
oferecer ainda mais diferenciais compe-
titivos para tornar acessíveis os equipa-
mentos tintométricas a um número bem
maior de clientes. Entendendo este mo-
mento a empresa está ampliando suas
parcerias com fornecedores de equipa-
mentos e desta forma proporcionará a
seus clientes sempre o melhor negócio”,
afirma Gilberto Luquesi, gerente de ser-
viços ao mercado.
Segundo Luquesi, a manutenção dos equipamentos tintométricos pode
variar de um fabricante para o outro. No entanto, a Alessi oferece aos
clientes um “checklist” contendo informações essenciais para manuten-
ção periódica e eficiente, e ainda disponibiliza regularmente uma “con-
sultoria” que tem por objetivo atualizar e preparar melhor os operadores
dos sistemas tintométricos.
De acordo com o gerente, o Alessi Sistema Cores se destaca em vários
aspectos, pois reúne o melhor conjunto tintométrico, “por oferecer os
melhores e mais modernos equipamentos tintométricos e software do
mercado, com assistência técnica rápida e eficiente, além de realizarmos
consultorias periódicas e treinamentos preventivos. Oferecemos produ-
tos e cores com excelente performance, distribuídos nas linhas premium,
marcaAlessi, e linha standard, marca Isabela, com a melhor relação custo
benefício do mercado”, garante.
ARGALIT
AArgalit começou a trabalhar com o sistema tintométrico em 2010. Para
essa implantação a empresa trabalha de duas maneiras: o ponto de ven-
da compra o equipamento do fornecedor que trabalha com a Argalit e
a empresa fornece as bases e os pigmentos necessários; e o comodato,
quando a empresa fornece todo o conjunto de maquinário e faz um con-
trato com a loja pela participação nas vendas. “No caso de serviços, toda
a instalação fica a cargo da fábrica. Mas a Argalit oferece todo o suporte
para a manutenção do produto e capacitação de como trabalhar a venda
do produto e manipular corretamente a máquina.Atualmente, a empresa
possui 12 máquinas do sistema tintométrico em pontos de venda e mais
seis ou sete máquinas prospectadas e em fase de negociação”, destaca
Gilberto Neves, promotor técnico do sistema tintométrico.
Neves acredita que, no Brasil, tem crescido muito a procura por máquinas
tintométricas, tanto por parte dos lojistas quanto por parte dos consu-