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SISTEMAS DE LIXAMENTO
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Numa oficina de funilaria e pintura a operação
de lixamento ocupa, em média, 45% do tempo
despendido na reparação de um veículo. Isso
representa um custo significativo de mão de
obra e material. O aumento de produtividade
e a redução dos custos estão condicionados
ao uso de produtos e sistemas adequados que
tornem o trabalho mais rápido, econômico e de
melhor qualidade. Dessa forma, é possível dizer
que a qualidade do lixamento assume uma im-
portância fundamental no resultado final da re-
pintura automotiva, tanto no aspecto qualida-
de da restauração do veículo – onde não sejam
identificadas diferenças de brilho, tonalidade
da cor e integridade da superfície repintada e
da parte com pintura original do veículo – como
no custo da operação de repintura. Qualquer
defeito provocado na operação de lixamento
e identificado após a pintura e o polimento fi-
Produtos adequados agilizam o trabalho
de repintura automotiva
Aumento de produtividade e redução dos custos dependem da escolha e do uso de produtos e sistemas ade-
quados que tornem o trabalho mais rápido, econômico e de melhor qualidade
Por Nany Cardoso
nal exigirá que toda a operação de repintura
seja repetida, desde o estágio inicial de lim-
peza da superfície e a operação de lixamento.
Reynaldo Bernardes Coragem, gerente técnico
de abrasivos da Alcar, aponta que para se ter
um sistema de lixamento completo e eficiente é
preciso utilizar as máquinas e suportes de lixas
adequados para proporcionar um sistema rápi-
do, limpo e eficiente de lixamento:
“As lixas devem ter a granulometria adequada
a cada etapa do lixamento, sendo assim, as
lixadeiras e politrizes devem ter a velocidade
adequada a cada etapa, exaustão de resíduos
gerados no lixamento eficiente para manter
limpa a superfície lixada, e os suportes das lixas
devem ter a maciez adequada para a otimiza-
ção da qualidade do lixamento”, afirma. Para
João Carlos Donato Junior, diretor comercial
da Disflex, a preparação da superfície a ser
repintada requer que seja sempre muito bem
feita, a fim de garantir um bom acabamento
final e evitar oxidação futura no local. “Hoje,
com o avanço dos produtos e das técnicas de
lixamento, a operação a seco é indispensável
e evita futuros problemas de corrosão, além de
manter um alto rendimento de desbaste com
excelente acabamento superficial”, destaca.
Segundo Jorge Arruda, diretor técnico comer-
cial da Mirka, o processo de lixamento para a
repintura automotiva é uma das mais impor-
tantes etapas de uma reparação, pois depen-
dendo de uma boa preparação e das técnicas
de lixamento é possível conseguir um excelente
acabamento e, como consequência, a elimina-
ção de reprocessos. “No tempo total de pintura
na oficina a preparação e o lixamento são as
etapas mais demoradas, e se realizadas com
técnica a oficina ganha qualidade com produti-