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Entrevista
A Revista Lojas consultou um especialista de varejo,merchandising e PDV, Caio Camar-
go, autor e editor do site “Falando de Varejo”. Nesta entrevista, o especialista aponta
que as grandes barreiras da grande maioria dos varejistas, não importando o merca-
do, para o ponto de venda hoje são basicamente três: ponto comercial, mão de obra
qualificada e filas. Segundo ele, conquistar novos consumidores é um processo cada
vez mais oneroso à empresa, principalmente se esta tem investimentos constantes em
ações de marketing e merchandising.
Sendo assim, Camargo expõe que é preciso analisar constantemente a eficiência da
equipe e saber dimensioná-la corretamente para uma boa qualidade de atendimento:
“Os consumidores de hoje estão extremamente exigentes e a tendência é que se com-
portem cada vez mais dessa maneira. Bom atendimento, cordialidade, pontualidade,
limpeza, organização e informação são preceitos básicos e de custos acessíveis a prati-
camente todos. Se você precisa apostar em alguma coisa, aposte em seus colaborado-
res.Não são de grandes investimentos que são criadas as grandes lojas, são de grandes
colaboradores”, garante o conhecedor, arquiteto e MBA em marketing, especialista
em varejo e merchandising com mais de 15 anos de mercado. Camargo trabalha e
desenvolve projetos para empresas como Uemura, C&C Casa e Construção, Dicico,
entre outras.Ainda é palestrante sobre varejo e design de lojas e também professor de
cursos sobre marketing e organização no ponto de venda, já tendo atendido entidades
comoAnamaco,Acomac,Ampro,ABD, Sindilojas.
Por Nany Cardoso
REVISTA LOJAS: QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS E FERRAMENTAS PARA UM MELHOR
ATENDIMENTO?
CAIO CAMARGO: Principalmente nos casos de venda assistida, ou seja, a compra re-
alizada no balcão de loja ou através de vendedores existe uma busca contínua pela
qualidade de atendimento. A grande diferença que vemos nos últimos tempos é que
o volume de informações que temos em canais como a internet ou as mídias sociais
prepara hoje de melhor maneira os consumidores na hora de compra. Isso implica que
os vendedores ou atendentes, mais do que simplesmente atender bem, precisam cada
vez mais de melhor preparo e formação.
Consumidores, hoje, buscammais do que produtos, no caso,mais do que somente tinta
propriamente dita. Procuram cores, procuram ambientes, atmosferas. Procuram criar
tudo isso através da pintura. Sendo assim, mais do que somente saber qual marca ou
tinta poderiam comprar para cobrir uma determinada área, gostariam de receber uma
As indispensáveis ações de varejo
orientação correta, praticamente uma consultoria sobre quais
cores vem sendo mais utilizadas, quais cores poderiam se
aplicar às suas necessidades, entre outras coisas. A indústria
já entendeu essa mensagem há um bom tempo, e tenho visto
a cada dia mais novas proposições de exposição e comunica-
ção diferenciadas nos pontos de venda, atentando cada vez
mais a essa orientação.
REVISTA LOJAS: COMO CONQUISTAR O CONSUMIDOR DE
HOJE? SOMENTE PREÇO E PRODUTOS FAZEMA DIFERENÇA
DO NEGÓCIO?
CAIO CAMARGO: De maneira nenhuma. Se colocarmos
que este é um mercado dominado por grandes e relevan-
tes marcas, podemos encarar que o produto em si é prati-
camente uma commoditie. Ou seja, pouco importa onde o
Caio Camargo, autor e editor do site “Falando de Varejo”