Page 26 - 133

Basic HTML Version

26
INDÚSTRIAS
A empresa Hipercor tem pouco mais de três anos de
mercado, mas neste curto período atingiu patamar de
grande companhia. Montou uma fábrica em Acarape,
grande Fortaleza, com investimento de R$ 50 milhões,
o que não foi suficiente; assim, no ano passado, a fá-
brica dobrou sua capacidade de produção. “Tivemos
que fazer novos investimentos. Só em 2012 investimos
mais de R$ 20 milhões e, em três anos, duplicamos
a produção,” orgulha-se Silvany Dantas, superintendente da marca. Ele
também ressalta que mesmo com a rápida expansão a Hipercor teve a
preocupação em obter atestado ambiental da Associação Brasileira dos
Fabricantes deTintas (Abrafati), adquirido no primeiro ano de atuação, em
seguida, veio o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Ha-
bitat (PBQP-H). Na Feitintas 2012, Dantas recebeu um troféu da Abrafati
pela participação da Hipercor no Programa Setorial de Qualidade (PSQ).
Crescimento que vem do Nordeste
A empresa é nova, porém faz parte do Grupo Edson Queiroz, que está no
mercado há 31 anos, o que colaborou para sua colocação no mercado.
A inspiração inicial para o novo empreendimento foi o crescimento imobi-
liário no País, principalmente na área de construção civil. Outro fator que
contribuiu com o desenvolvimento foi estar localizada na Região Nordes-
te, que vem crescendo muito nos últimos anos.
Segundo o Boletim Regional Trimestral do Banco Central – este docu-
mento traz indicadores econômicos das regiões brasileiras –, o Nordeste
foi a região que mais cresceu no trimestre entre dezembro de 2012 e
fevereiro de 2013, tendo sua atividade econômica aumentada em 2,1%
em relação ao trimestre finalizado no final de 2012, quando o aumento
foi de 0,7% na mesma base de comparação. “Estamos localizados no
Nordeste, região que mais cresceu no País, o que motiva a fixação neste
lugar, alémdos incentivos governamentais gerados pelo programaMinha
CasaMinhaVida. O grupo tem histórico aqui e desejamos a expansão, ser
TERRA FÉRTIL
Hipercor investe e cresce no mercado
nordestino brasileiro
o maior do Ceará, depois do Nordeste e, em sequência, avançar para a
liderança do Brasil”, diz Dantas.
Planejamento
O mercado de tintas tem sofrido com o aumento nos preços do dióxido
de titânio, matéria-prima para produção de tinta. Mas, mesmo com a di-
ficuldade que atinge todo o setor, Dantas garante que a empresa seguirá
os padrões exigidos pela Abrafati, tendo como objetivo desenvolver e
fabricar produtos com a mais alta qualidade e tecnologia no mercado
mundial de tintas.
O ponto de venda é outra preocupação da empresa, por isso investe em
ações, como blitz emhome centers, brindes, café damanhã, cursos, shows
de humor e treinamentos com pintores, visando atrair os consumidores.
Outro investimento da Hipercor é na capacitação do profissional. “Fre-
quentemente, participamos de cursos na Universidade de Fortaleza, com
palestrantes internacionais, na Fundação Don Cabral e na Universidade
Columbia, que se torna um ponto forte da Hipercor.Também estamos nos
principais meios de comunicação e contamos com uma equipe dedicada
ao trabalho de merchandising”, lembra o superintendente.
Futuro
Em 2012 a Hipercor lançou tintas para piso, tinta para gesso e au-
mentou o leque de cores, também produzindo a própria dolomita
(composto usado em tintas); já as embalagens, até dezembro de 2013