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Pintura sem sair de casa
Ricardo Cappra, coordenador de marketing da PPG Tintas Renner,
conta que os principais benefícios em optar pela tinta acrílica sem
cheiro estão em não precisar sair do ambiente em razão da pin-
tura. “Uma das vantagens é a preservação da qualidade do ar e a
possibilidade de ocupar o ambiente pintado no mesmo dia.”
Roberto Gonçalves, supervisor de assistência técnica da Iquine,
conta que o mercado desse segmento de tintas sem cheiro tem
crescido, pois a cada dia os usuários buscam produtos que aten-
dam às suas necessidades com conforto e sem prejudicar a saúde. 
Quem também concorda é Karina Monaco, gerente de produto da
Suvinil, destacando que quando a tinta não é agressiva a pintura
não gera grandes transtornos dentro da casa. “Entre outros bene-
fícios das tintas sem cheiro vale destacar que não é mais preciso
alterar a rotina da família, esperando horas para o desapareci-
mento do cheiro da tinta.”
Gregório Bastos Alencar, coordenador de produto das Tintas Eu-
catex, coloca em questão outro ponto importante, que além da
alergia, muitas pessoas se sentem incomodadas com o cheiro da
tinta. “O desenvolvimento dessa solução atende a essa deman-
da. Seguindo-se corretamente as instruções para uso, o ambien-
te praticamente não terá o cheiro característico do produto após
três horas da aplicação.”
Marcelo Brito, diretor de marketing da Afe Tintas, acredita que
o artifício sem cheiro é um fator que pode incentivar a pintura.
“Muitas vezes esse enorme transtorno era motivo até para adiar a
reforma ou renovação dos ambientes. Isso acabou com a chegada
da tecnologia sem cheiro, possibilitando que mais pessoas se sin-
tam à vontade na hora de pintar.”
Consolidação no mercado
Fabio Gomes, diretor comercial da Irajá, e Carlos Paulo Kros-
chinsky Jr, diretor executivo da empresa, acreditam que a tinta
acrílica sem cheiro é um caminho sem volta devido aos reconheci-
dos benefícios dos produtos. “Uma tinta sem cheiro é um grande
diferencial na hora de decidir por uma marca ou produto. Essa
propriedade, associada à não utilização de metais pesados, baixo
VOC, entre outros, tende a ummercado de tintas à base de água e
mais amigável ao meio ambiente, às pessoas e aos animais.”
Amauri Fiani, diretor comercial de Tintas Alessi, segue a mesma
linha de raciocínio e não enxerga aberturas para a tinta acrílica
sem cheiro não avançar. “Sem dúvida esse benefício veio para fi-
car e o alto consumo desse tipo de tinta faz com que os custos
fiquem competitivos, e esse benefício passará a ser de todas as
categorias, tanto premium como standard e econômico, pois com
a evolução da tecnologia e o alto consumo de determinadas ma-
térias-primas que isentam o cheiro da tinta os custos das emul-
sões ficam mais competitivos, podendo ser ampliado o uso das
mesmas para vários tipos de tintas.”
Marcos Pelegrini, supervisor de produção da Brasilux, linha imo-