Page 14 - 135

Basic HTML Version

Lojas de Tintas
14
biliária, acrescenta dizendo que “a cada ano muitos materiais
novos surgem, e não só entre as tintas acrílicas. Outros produ-
tos também estão eliminando o forte cheiro. O mercado vai se
qualificando assim e novas técnicas e fórmulas devem entrar no
planejamento”.
Consumidor de olho em produtos ecologicamente
corretos
Um levantamento feito pelo Instituto Ibope Mídia, intitulado “Con-
sumidor do Século XXI”, identificou que 71% dos brasileiros estão
dispostos a pagar mais por um produto ou serviço que seja ambien-
talmente correto. A pesquisa descobriu que os brasileiros estão en-
tre os consumidores mais interessados em comprar produtos que
tenham selo verde ou certificação de que amenizam as mudanças
climáticas. A Futura Tintas já sente em seus negócios esse interesse
por linhas mais ecológicas. “A demanda por tinta acrílica sem cheiro
aumentou muito nos últimos cinco anos. Atualmente, quase 100%
das tintas acrílicas premium são produzidas e comercializadas com
esse conceito. Na Futura Tintas, além das tintas acrílicas premium
e standard, também é comercializada a linha de tinta econômica
Cortex, com o mesmo conceito sem cheiro”, conta Angela Chapper,
gerente de marketing da Futura Tintas.
“As tintas com baixo odor ou sem cheiro, como são conhecidas,
representam uma importante evolução no mercado de tintas.
Nos últimos anos o consumidor tem ficado mais exigente em re-
lação à qualidade de vida, dando mais atenção a questões como
construções ‘verdes’, produtos que não agridem o meio ambiente
e, principalmente, que não agridem os usuários e proporcionam
mais conforto no processo de pintura. Dentro desse contexto, as
indústrias investem muito em pesquisas e testes de novas maté-
rias-primas que reduzam o odor residual para o menor índice pos-
sível, de forma a oferecer produtos mais amigáveis em relação à
aplicação”, conta Eginaldo Franzão, gerente de produtos da linha
imobiliária da Sherwin-Williams.
Benito Berretta, diretor de marketing da Tintas Coral, conta que
produtos “verdes” fazem parte da política da empresa. “Em nosso
portfólio, faz parte de nossos principais pilares a sustentabilida-
de. Um exemplo é o Decora Luz & Espaço, que com a tecnologia
Lumitec, que são partículas que refletem o dobro de luminosida-
de (comparada a uma tinta convencional), traz sensação de mais
luminosidade e mais espaço no ambiente. Essa iniciativa reduz o
consumo de energia elétrica, além de ser uma tinta acrílica sem
cheiro. Criamos, desta e de outras formas, uma verdadeira cadeia
sustentável. E é exatamente isso que o consumidor espera. Atitu-
des sustentáveis colocadas em prática em todo o processo.”
Thiago Tavares Silva, gerente de marketing da Luztol, enxerga que
produtos menos agressivos, geram benefícios a diversos envol-
vidos. “Esse produto não prejudicará a saúde do pintor, do con-
sumidor final e dos colaboradores que o fabricam, além de ser
ecologicamente correto por não prejudicar o meio ambiente. A
tendência é que a procura por esses produtos continue aumen-
tando e que as cadeias de produção consigam melhores custos,
ofertas e novidades. O consumidor é o maior beneficiado.”
Apesar de todo o avanço tecnológico e destaque que o produto
atingiu, Cleverson José Salasar, gerente industrial e P&D da Cia-
collor, descreve que ainda há espaço para o segmento acrílico sem
cheiro evoluir. “Haverá espaço para introduzir mais matérias-pri-
mas de fonte renovável e que o conteúdo de compostos orgânicos
voláteis irá se reduzir ainda mais, tornando essas tintas cada dia
mais ‘verdes’.”
LINHA DE Produtos
Afe Tintas
A principal característica é ser uma tinta acríli-
ca com uma composição de baixo odor e que
precisa apenas de um curto período de tempo
após aplicada para livrar o ambiente de qual-
quer vestígio de cheiro.
Alessi
A Tinta Alessi Acrílico Fosco sem cheiro premium promete oferecer alta perfor-
mance, alem de não ter cheiro após três horas. É indicada para paredes exter-
nas e internas de alvenaria, massa corrida ou acrílica, reboco, concreto, fibro-
cimento, cerâmica não vitrificada, gesso, texturas e repintura sobre tinta látex.